Questões de Concurso Público TC-DF 2012 para Auditor de Controle Externo
Foram encontradas 15 questões
.
Justifica-se o emprego da vírgula logo após “mas” (L.18) para enfatizar o sentido de contraste introduzido por essa conjunção, razão por que a supressão desse sinal de pontuação não acarretaria prejuízo gramatical ao texto.
No trecho “Exceção a essa regra” (L.22), é opcional o emprego do sinal indicativo de crase no “a”.
O pronome “o” (L.24) retoma, por coesão, a expressão “o poder do rei” (L.23).
A forma verbal “representaram” (L.17) está no plural para concordar com o sujeito composto da oração, cujos núcleos são “fim” (L.15) , “século” (L.15) e “ressurgimento” (L.16).
Na linha 13, a substituição do vocábulo “senão” por se não, embora gramaticalmente correta, prejudicaria o sentido do texto.
Ao mencionar Diógenes e a cigarra, no último período do texto, o narrador estabelece uma analogia entre a Câmara Municipal carente de recursos e os referidos personagens.
O narrador expressa surpresa com o fato de a Câmara Municipal demonstrar boa situação financeira.
Infere-se da leitura do texto que, costumeiramente, o município justificava seus não feitos com o argumento da falta de verbas.
A substituição das formas verbais “ordena” (L.13), “recomenda” (L.14), “deita” (L.14), “erige” (L.15) e “tilinta” (L.16) por ordenou, recomendou, deitou, erigiu, e tilintou, respectivamente, não acarretaria prejuízo sintático nem semântico ao texto.