Questões de Concurso Público ANCINE 2013 para Especialista em Regulação Atividade Cinematográfica e Audiovisual - Área 2
Foram encontradas 47 questões
Em geral, os processos de distribuição e exibição dos filmes brasileiros ficam a cargo de grandes empresas, denominadas majors, e dos multiplex.
Conhecidos como conteúdos audiovisuais de fluxo, os programas de auditório, os debates e os eventos esportivos consistem em produções audiovisuais realizadas, em geral, para veiculação imediata em uma única janela de exibição.
A estratégia de exibição de conteúdos não simultânea, em diferentes janelas de exibição, é conhecida como windowing.
Os produtos com os quais as empresas de mídia lidam, cuja base é a informação, podem dar origem a novos produtos, em uma economia de escala que explica a tendência de essas empresas ofertarem produtos e serviços diversos, como jornais, revistas, cinema, vídeo doméstico, canais abertos e fechados
Os conteúdos audiovisuais de estoque geram direitos de exploração de ativos a serem rentabilizados de forma imediata e permitem a exibição do mesmo conteúdo em janelas de exibição diversas, em diferentes momentos do tempo.
A queda da frequência do público de cinema, a partir de meados da décuda de 80 do século passado, deve-se ao fechamento de cinemas, aos altos custos de ingressos, à queda da renda do trabalhador brasileiro e à redução do número de cópias dos filmes. Nesse mesmo período, surgiram outros segmentos de mercado de exibição, como vídeo doméstico, DVD, TV por assinatura e Internet.
O segmento de distribuição da cadeia de produção cinematográfica, que corresponde às atividades relacionadas aos direitos de comercialização de produtos, impressão de cópias e divulgação, é altamente concentrado, predominando nesse segmento as denominadas majors
Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
Caso seja determinado um imposto específico t = 800 sobre a quantidade de gasolina consumida, o preço pago pelo consumidor de gasolina, no equilíbrio, será igual a 3.000.
• X prefere o bem A ao bem B e é indiferente entre B e C;
• Y prefere o bem B ao bem A e é indiferente entre A e C;
• Z é indiferente entre todos os bens.
De acordo com essas informações, julgue o item abaixo.
Se forem permitidas trocas entre os consumidores, uma alocação por sorteio, em que X receba o bem C, Y receba o bem B e Z receba o bem A, é considerada eficiente no sentido de Pareto.
Com base nessas informações, julgue o item subsequente.
Se α + β = 1, a função de produção apresenta retornos constantes de escala.
De acordo com o modelo de competição oligopolista de Bertrand, o preço de equilíbrio é superior ao preço obtido em concorrência perfeita, porém inferior ao preço do monopólio.
Em um mercado com concorrência perfeita, todos os bens são substitutos perfeitos, não existem barreiras à entrada de novas firmas concorrentes e nenhuma firma pode afetar o preço de mercado, de forma que, no equilíbrio de longo prazo, há lucro econômico positivo para todas as firmas.
Em um mercado monopolista, com demanda de mercado expressa por Q = 5.000 – 100 P, em que P é o preço do bem, e o custo total para cada Q quantidades produzidas é C = 40 + 40Q, o preço P de equilíbrio é igual a 45.
Um monopolista que cobra preços diferentes para cada um de dois grupos de indivíduos e o mesmo preço entre indivíduos do mesmo grupo pratica uma discriminação de preços de segundo grau.
Os cadastros de bons pagadores são exemplos de mecanismos de redução de assimetrias de informação, pois são utilizados para reduzir o problema da seleção adversa no mercado de crédito.
Os mecanismos de mercado tendem a gerar alocações ineficientes, no sentido de Pareto, dos bens públicos.
Investimentos em pesquisa e desenvolvimento, capacitação de mão de obra e fixação da marca são exemplos de dispêndios em custos irrecuperáveis ou sunk-costs.
O PIB representa a soma dos valores agregados de todos os bens e serviços finais produzidos no território econômico nacional, excluídos os bens que resultaram do emprego de recursos de não residentes.
O PIB a custo de fatores equivale ao PIB a preços de mercado, deduzidos os tributos indiretos e somados os subsídios.
O gráfico acima mostra os saldos em conta corrente do balanço de pagamentos do Brasil a partir de 1995. Com base nessa informação, julgue o item abaixo.
Entre 2003 e 2007, é correto afirmar que o Brasil financiou o excesso de consumo doméstico sobre o montante de bens e serviços produzidos internamente por meio da absorção de poupança externa.