Questões de Concurso Público ANTT 2013 para Analista Administrativo - Biblioteconomia
Foram encontradas 70 questões
O tema principal do documento deve ser desenvolvido no corpo do resumo, o qual deve ser seguido de informação sobre a categoria do tratamento, a qual pode ser memória, estudo de caso, análise da situação etc.
O índice deve ser impresso ao final do documento, com paginação consecutiva ou em volume separado.
Se o documento for apresentado em mais de um idioma, para o mesmo texto, recomenda-se criar um sumário separado para cada idioma.
A publicação periódica, feita mediante qualquer tipo de suporte, é editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/cronológicas e destinada a ser continuada indefinidamente.
Caso o título de um periódico contenha sigla ou constitua-se de uma sigla, esta deve ser descartada, abreviando-se o resto do título.
Os cabeçalhos de assuntos dos catálogos das bibliotecas são elementos que contêm o tema principal do documento e constituem um dos recursos disponíveis para localizá-lo.
Por intermédio das técnicas de representação pode-se identificar a frequência dos termos significativos e a probabilidade relativa de associação destes com outros termos em um domínio especializado, bem como se pode acrescentar lista de termos de indexação que representam o conteúdo temático de um documento.
A classificação decimal universal foi concebida como sistema de classificação exclusiva para livros, sendo atualmente empregada para indexar e organizar grandes acervos.
A indexação pode ser desconsiderada para a organização e a arquitetura de dados, informações e conhecimentos nos armazéns de dados (data warehouses).
O ciclo documentário completa-se com a realização das etapas de reunião, classificação e difusão de um documento, as quais determinam a existência de um conjunto de serviços para uma documentação geral ou especializada organizada para ficar à disposição dos interessados.
Em uma acepção prática, a ciência da informação privilegia o registro do conhecimento, realizado mediante métodos e técnicas específicos, e fornece sustentação teórica ao avanço dessa disciplina nos níveis de pesquisa.
A unidade central de processamento (UCP) compreende três partes: memória central, unidade aritmética e lógica, e unidade de controle.
O processo documentário compreende três etapas: entrada, tratamento ou processamento e saída, havendo uma diferenciação evidente entre as operações próprias da etapa de entrada e da etapa de tratamento ou processamento.
A indústria da informação é hoje o setor que mais emprega nos países avançados, enquanto que a informática vem dando a sustentação tecnológica necessária à expansão e consolidação da referida indústria.
São dezesseis os sinais ou subdivisões auxiliares comuns da CDU, os quais se dividem em nove tabelas — referenciadas de 1a a 1k, desconsiderando-se as tabelas 1j e 1i, que foram canceladas.
A atual estrutura interna da CDU a está transformando em uma verdadeira classificação enumerativa.
A classificação mais adequada para dicionários de verbos jurídicos é 811.134.3(81)’36.
Ao se classificar um livro, deve-se, inicialmente, identificá-lo pelo assunto principal e depois pela forma e pelo local. Caso o livro possa ser classificado em várias classes, deve-se considerar a área mais procurada e o contexto em que se insere a obra.
A CDU é uma linguagem de indexação e de recuperação da informação registrada na qual cada assunto é simbolizado por um código que se fundamenta nos números arábicos.
As tabelas auxiliares da CDU são de uso obrigatório, são compostas de dezenove tabelas auxiliares, entre comuns e especiais, a fim de esclarecer adequadamente os assuntos tratados em um documento.