Questões de Concurso Público ANTT 2013 para Analista Administrativo - Comunicação Social
Foram encontradas 13 questões
Agenda-setting, ou hipótese do agendamento, corresponde à compreensão teórica acerca de um fenômeno inerente à comunicação de massa, que consiste na reprodução acrítica, por parte do público, da opinião pré-formatada pelos veículos midiáticos acerca de determinado tema. Com referência a definições de público, pesquisa
O clipping, uma das atividades mais típicas da assessoria de imprensa, consiste na rotineira identificação e guarda de conteúdos midiáticos nos quais a organização tenha sido citada nominal ou indiretamente, por exemplo, em uma matéria que trate de atividades ou negócios afins; o clipping não serve, porém, como subsídio para avaliações de tendências do noticiário.
Release é o material informativo distribuído à imprensa, para ser veiculado completa ou parcialmente, de maneira gratuita, sendo entendido mais como sugestão de pauta que como conteúdo pronto e acabado para ser veiculado na íntegra.
A nota oficial, documento distribuído à imprensa, como declaração, posicionamento oficial ou esclarecimento sobre assunto relevante, urgente e de grande interesse público, pode também ser encaminhada como matéria paga a departamentos das empresas jornalísticas.
Nos textos para as mídias digitais, devem-se empregar sentenças e parágrafos curtos e linguagem objetiva, bem como se deve evitar a utilização de adjetivos ou metáforas elaboradas.
O uso da voz passiva no texto para comunicação digital reduz o número de palavras e torna a leitura mais dinâmica.
O uso da função denotativa da linguagem é uma das principais diferenças entre o texto para a comunicação digital e o texto impresso.
Nos ambientes digitais, busca-se aproximar o leitor do texto escrito por meio do uso de pronomes, do modo imperativo e da inserção do leitor na escrita.
A impossibilidade de feedback no processo de comunicação funcionalista foi um dos pontos mais atacados pelos teóricos que vieram depois dos pensadores da Escola de Chicago, a exemplo dos integrantes da corrente inglesa intitulada Estudos Culturais.
A construção de um processo de comunicação em um eixo de influência do emissor sobre o receptor decorreu, em parte, de analogia buscada na relação estímulo-resposta formulada a partir de experiências realizadas pela psicologia comportamental (behaviorista).
Nos primórdios das teorias da comunicação, a cibernética, ciência do comando e do controle, desempenhou um papel de base para a formação desse campo, especialmente com relação à unilateralidade da relação emissor-receptor.
O enfoque cibernético foi fundamental para que o conceito de informação adquirisse, no início da formação do campo comunicacional, o estatuto de símbolo calculável, de acordo com a mensuração entrópica a servir de base e nos seguintes termos: quanto maior for a novidade, maior será o grau de informação; e quanto maior for a redundância, menor será grau de informação.
Um dos fatores explicativos para a influência de teorias formuladas por matemáticos e engenheiros eletricistas no campo da comunicação foi a fácil aplicação sistêmica e funcional dessas teorias em campos humanos e sociais e respectivos controles à base do input e output.