Questões de Concurso Público ANTT 2013 para Analista Administrativo - Desenvolvimento de Sistemas da Informação
Foram encontradas 10 questões
Existem várias categorias de linguagens de SGBD: a de definição de dados (DDL), usada para especificar esquemas (conceitual e externo); a de manipulação de dados (DML), que provê um conjunto de operações básicas para manipulação de dados; a de definição de visões (VDL), utilizada para especificar a visão do usuário (esquema externo) e seu mapeamento para o esquema conceitual e a de definição de armazenamento (SDL), usada para especificar o esquema interno de armazenamento dos dados no banco.
A linguagem padrão de consulta SQL (structured query language) utiliza uma combinação de construtores em álgebra e cálculo relacional.
O phpPgAdmin é uma ferramenta web de administração para o PostgresSQL que permite gerenciar, em múltiplos servidores, usuários e grupos, bases de dados, esquemas, tabelas, views e objetos.
Para manipular os dados do MySQL, é necessária a instalação de complementos como o Apache e o phpMyAdmin, os quais têm configuração e instalação iguais para as diversas distribuições Linux.
No Linux, o programa Mysql-query-browser permite acessar remotamente o banco de dados MySQL. Para isso, é necessário configurar a conexão, informando-se o IP do servidor desejado na porta 3306, o nome do usuário do banco de dados e a senha.
Os sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBDs) evoluíram de sistemas de arquivos para novas estruturas de dados. O modelo em rede surgiu como extensão ao modelo hierárquico (estrutura de árvore), ambos orientados a registros; o modelo relacional não tem caminhos predefinidos para fazer acesso aos dados, mas implementa estruturas de dados organizadas em relações (tabelas); e o modelo orientado a objetos surgiu da necessidade de representar tipos complexos de dados utilizando semântica, em que o diagrama de classes UML serve como esquema para representação de dados orientado a objetos.
Um sistema de suporte à decisão possui, tipicamente, os seguintes subsistemas: gerenciamento de dados, gerenciamento de modelos e gerenciamento de diálogo.
Uma solução de business intelligence, usualmente, provê as seguintes capacidades: memória da organização, integração da informação, criação de insights e apresentação dos dados.
Ferramentas OLAP possuem capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados em múltiplas dimensões.
Ferramentas ETL são utilizadas na extração, transformação e remoção de dados.