Questões de Concurso Público CPRM 2013 para Analista em Geociências - Economia
Foram encontradas 40 questões
Caso o preço máximo estabelecido pelo governo para os produtores de lítio fosse menor que o preço de equilíbrio, entre a demanda e a oferta de lítio, haveria redução no excedente do consumidor.
Instituir um preço mínimo para o lítio, acima do preço de equilíbrio, leva a redução de eficiência econômica.
Classificando-se o lítio como um bem normal, quando seu preço sobe, a quantidade demandada cai.
Caso a elasticidade da demanda seja maior que 1, em valor absoluto, a receita para o minerador de lítio aumenta quando o preço sobe.
Caso um fabricante de fertilizante pague pelo aluguel de um equipamento, esse valor é um custo de oportunidade para o fabricante
A curva de fronteira das possibilidades de produção de fertilizantes e de detergentes indica a quantidade máxima, dos dois bens, que pode ser obtida com determinada quantidade de trabalho, de capital, de fosfato e de outras matérias-primas, tendo em vista uma restrição tecnológica.
O fosfato é um insumo classificado na categoria de bem de capital.
Em longo prazo, o investimento em equipamentos é um custo variável na produção de fertilizantes
De acordo com a lei dos rendimentos marginais decrescentes, tem-se que o salário do trabalhador diminui marginalmente à medida que aumentam as unidades de algum outro fator de produção de fertilizantes, como, por exemplo, o fosfato.
Se o custo variável médio for maior que o preço, é melhor fechar a empresa do que produzir alumínio.
A estrutura de mercado é de oligopólio.
A quantidade demandada de alumínio aumentará, se o preço do cobre subir e se o preço do alumínio permanecer inalterado.
A imposição de quotas de importação de um minério tem a finalidade de pressionar o preço interno para baixo dos níveis mundiais.
A concessão de isenção fiscal a uma única empresa, para que arque com a produção total de um minério, está consistente com o conceito de monopólio natural.
A exigência que empresas estrangeiras obtenham licença de exploração de um determinado mineral é um desincentivo às empresas nacionais para a exploração desse mineral
Se os choques econômicos ocorrerem majoritariamente sobre a curva IS, fixar a quantidade de moeda será uma opção de política econômica melhor do que fixar a taxa de juros.
Um aumento da propensão marginal a consumir altera a inclinação da curva IS, em rotação anti-horária, e proporciona aumento do multiplicador keynesiano.
A redução da sensibilidade do investimento em relação à taxa de juros faz que a curva IS seja menos inclinada.
A política monetária por meio da fixação da taxa de juros é preferível à fixação da quantidade de moeda nos casos em que os choques da economia ocorrem, majoritariamente, sobre o multiplicador monetário.
No regime de metas de inflação, a estabilidade de preços constitui o principal objetivo da política monetária