Questões de Concurso Público CPRM 2013 para Analista em Geociências - Sistemas
Foram encontradas 7 questões
Considere que o grafo não orientado representado na figura acima possua as seguintes características:Nesse caso, é correto afirmar que o grafo G1 possui quatro vértices, nomeados de A, B, C e D, e cinco arcos, que conectam pares de vértices, conforme especificado em A1.
Se fosse implementado um algoritmo que simulasse o movimento em uma rua sem saída, onde passa um carro de cada vez, a fila seria a estrutura de dados que melhor armazenaria as informações dos carros.
A árvore representada na figura acima tem profundidade igual a 4.
Na implementação de recursividade, uma das soluções para que se evite o fenômeno de terminação do programa - que possibilita a ocorrência de um looping infinito - é definir uma função ou condição de terminação das repetições.
A pesquisa binária, em relação à pesquisa sequencial, possui a vantagem de executar menos comparações, em média, para encontrar a chave procurada em uma lista ordenada.
O algoritmo de ordenação heapsort refere-se ao processo de divisão, ao meio, do grupo de elementos, repetindo-se a divisão para cada um dos subgrupos, até que esses tenham apenas um elemento. Nesse ponto, faz-se o reagrupamento dos subgrupos, comparando os elementos e trocando-os, se necessário, para que fiquem ordenados. Repete-se esse procedimento até restar um só grupo de elementos.
No algoritmo de ordenação denominado quicksort, escolhe-se um ponto de referência, denominado pivô, e separam-se os elementos em dois grupos: à esquerda, ficam os elementos menores que o pivô, e à direita ficam os maiores. Repete-se esse processo para os grupos de elementos formados (esquerda e direita) até que todos os elementos estejam ordenados.