Questões de Concurso Público FUB 2013 para Assistente Social
Foram encontradas 57 questões
Dentro de seus componentes técnico-metodológicos, o planejamento requer instrumentos de concretização das decisões, que são os planos, os programas e os projetos. Esses são documentos utilizados para formalizar as decisões tomadas em relação ao que se pretende.
Ao formular o projeto de trabalho, o assistente social deve descrever detalhadamente as tarefas a serem realizadas, sem, no entanto, indicar a forma como a população exercerá o controle do trabalho, por ser essa uma etapa posterior à finalização do projeto.
Há autores que diferenciam avaliação de políticas públicas de outras modalidades de avaliação, como avaliação política e análise de políticas públicas. Contudo, existe um consenso de que o objetivo principal da avaliação é estabelecer um valor ou julgamento sobre o significado e efeito das políticas sociais.
A avaliação tradicional de políticas sociais, em geral, utiliza exclusivamente instrumentos qualitativos para análise das estruturas dos programas.
A avaliação de planos e projetos sociais deve ter como principal preocupação a escolha de técnicas que melhor se adequem à finalidade da avaliação, pois, do contrário, corre-se o risco de se ter uma avaliação superficial, que não indicará as necessidades de mudanças na relação custo-benefício.
O planejamento é conceituado como um processo contínuo que pode ser desenvolvido para alcançar uma situação desejada de modo mais eficiente, eficaz e efetivo.
Quanto mais complexo o objeto do planejamento, menor número de variáveis deve ser considerado para o cálculo futuro; além disso, exige-se conhecer, controlar e estabelecer relações causais entre todas as variáveis.
Os métodos de planejamento tradicionais reconhecem a importância da variável política e descartam a dicotomia existente na frase “planejar é uma coisa, fazer é outra".
define-se como um processo gerencial, com enfoque sistêmico e com potencial para estimular a convergência de esforços.
como ferramenta do processo de administração estratégica valoriza a centralização e verticalização das decisões e enfatiza as funções de controle.
é efetuado, exclusivamente, pela alta administração da organização e direcionado para resultados em curto prazo.
Os pressupostos da pesquisa qualitativa são contrários ao modelo experimental, o pesquisador é integrante do processo de conhecimento e interpreta os fenômenos, atribuindo-lhes um significado, e o objeto não é considerado um dado inerte e neutro.
Na pesquisa, as hipóteses caracterizam-se como afirmações provisórias sobre o problema e, para alguns estudiosos, podem surgir também da intuição do pesquisador.
A concepção dialética assume a qualidade dos fatos e das relações sociais como de sua propriedade inerente e considera que as abordagens quantitativas e qualitativas são interdependentes.
Possuir uma visão global da dinâmica social concreta e encontrar as principais mediações que vinculam o problema específico às expressões gerais da questão social e às várias políticas sociais são momentos que permitem ao profissional desenvolver uma atitude investigativa compatível com o espírito do método de Marx.
As informações a respeito dos usuários, como sexo, ocupação, composição familiar, condição habitacional, são importantes para a condução das atividades profissionais, no entanto, há necessidade de problematizá-las, procurando compreender os possíveis significados, ancorados na busca de alternativas à realidade dos usuários.
O fato de o programa Viva Mais direcionar suas atividades aos servidores que planejam se aposentar nos próximos cinco anos conforma-se ao que estabelece a Política Nacional do Idoso, que prevê esse prazo como antecedência mínima para ingresso em programa de preparação para a aposentadoria antes do afastamento.
Programas como o Viva Mais podem contribuir para a redução de fatores determinantes da ansiedade e até mesmo de conflitos interpessoais em equipes.
Assumir o cargo de direção de serviços técnicos de serviço social em entidades públicas corresponde a uma competência do assistente social, ao passo que prestar orientação social a indivíduos e grupos enquadra-se nos critérios de atribuição privativa do referido profissional.
Constitui atribuição privativa do assistente social avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública direta ou indireta.