Questões de Concurso Público FUNASA 2013 para Engenharia de Sáude Pública, Especialidade 2
Foram encontradas 12 questões
O ardil de vender ratos falsos ou trazidos de outras localidades para aumentar a renda é tratado, no texto, como uma expressão do estereótipo do malandro carioca no início do século XX.
Infere-se do texto que há uma relação entre a infestação de ratos no RJ e a saúde da população carioca, de forma que quanto maior era a quantidade de ratos, mais alta era a incidência de peste bubônica.
As aspas, em todas as suas ocorrências no texto, foram empregadas com a mesma função.
Infere-se do texto que a política de desratização instituída por Oswaldo Cruz concorreu para o saneamento da cidade do Rio de Janeiro.
“Nos primeiros meses (...) mais de 24 mil ratos” (l.26-29): Nos primeiros meses de sua vigência, de setembro a dezembro de 1903, consoante relatórios de Oswaldo Cruz, capturou-se e incinerou-se mais de 24 mil ratos.
“Mesmo com muita gente querendo se aproveitar da epidemia” (l.35-36): Conquanto houvesse muita gente querendo se aproveitar da epidemia
“tirou de circulação mais de 1,6 milhão desses animais entre 1903 e 1907” (l.9-10): fez que mais de 1,6 milhões desses animais fossem retirados de circulação entre 1903 e 1907.
O emprego do acento em “Uberlândia” e “água” justifica-se com base na mesma regra ortográfica.
Infere-se do texto, predominantemente informativo, que, apesar de haver localidades com sistema eficiente de tratamento de esgoto no Brasil, o saneamento básico ainda é um problema de saúde pública no país.
A forma verbal “possui” (l.8) poderia ser flexionada no plural sem prejuízo para a correção gramatical do período.
As orações iniciadas pelo termo “que”, nas linhas 5 e 15, exercem, nos períodos em que ocorrem, função sintática idêntica.
Os termos “mas” (l.16) e “porém” (l.21) introduzem, nos períodos em que ocorrem, uma ideia de oposição a uma ideia anterior e têm a função de unir orações com o mesmo sujeito em seus respectivos períodos.