Questões de Concurso Público FUNASA 2013 para Engenharia de Sáude Pública, Especialidade 2
Foram encontradas 65 questões
Altura pluviométrica é a espessura média da lâmina de água precipitada que recobre a área atingida pela precipitação, desconsiderando-se a água que infiltra, a que evapora e a que escoa para fora da região em questão.
A capacidade de infiltração de um solo é a taxa mínima que este pode absorver em condições normais durante um evento de precipitação.
A precipitação efetiva é a parcela da precipitação que produz escoamento superficial.
A área delimitada com auxílio de curvas altimétricas, que intercepta a rede de drenagem no exutório e onde toda a precipitação nela ocorrida convirja para um único ponto de saída, é denominada de bacia hidrográfica.
Em um balanço hídrico global anual, em condições climáticas normais, observa-se que a quantidade de precipitação ocorrida sobre os continentes é igual à precipitação ocorrida sobre os oceanos.
Uma precipitação com altura pluviométrica de 120 mm equivale ao volume de 120 L de água precipitado em uma área de 1 m2 .
A medida de condutividade hidráulica (K) de uma amostra coletada em campo pode ser determinada em laboratório pelo método de carga constante, usando-se a seguinte relação:
em que V é o volume de água que flui no tempo t do experimento, A é a área da amostra por onde sai a água, h é a altura entre o nível de água constante e a amostra e L é o comprimento da amostra.
O aquífero desempenha as funções de produção, de filtro, energética, de estocagem-regularização e de transporte.
O método GOD de determinação da vulnerabilidade de um aquífero considera que a declividade tem o mesmo grau de importância na avaliação do transporte do contaminante da superfície até a zona saturada.
Quanto mais longo ou demorado for para o contaminante alcançar o nível freático, menor será a vulnerabilidade do aquífero.
Um aquífero confinado drenante é aquele com, pelo menos, uma das camadas limítrofes semipermeável e na qual ocorre drenança ascendente ou descendente.
Aquífero suspenso é uma formação geológica constituída por material semi-impermeável, delimitada, tanto no topo quanto na base, por camadas de maior permeabilidade.
A permeabilidade intrínseca (k) de um material pode ser definida pela equação
em que K é a condutividade hidráulica, µ é a viscosidade dinâmica, ρ é a densidade do fluido e g é a aceleração da gravidade.
Aquiclude é uma formação geológica composta predominantemente por material de reduzida permeabilidade que não fornece grandes quantidades de água.
Um aquífugo fornece mais água que um aquiclude ou um aquitardo.
parâmetros amostra analisada
Σ cátions 10,20 mEq/L
Σ ânios 9,8 mEq/L
condutividade elétrica 4,430,00 μS/cm
Solos não saturados apresentam maior coeficiente de permeabilidade quando comparados com solos saturados.
Em escala microscópica, a água que percola através do solo segue caminhos tortuosos entre as partículas sólidas, mas, macroscopicamente, em análises unidimensionais, o caminho do fluxo é considerado como uma curva suave.
A divisão do volume de água que flui por unidade de tempo e por área média de vazios em uma seção transversal normal à direção macroscópica do fluxo determina a velocidade média do fluxo da água pelos poros do solo.
A existência de vazios interconectados pelos quais a água se desloca de pontos de baixa energia para pontos de alta energia determina a permeabilidade do solo.