Questões de Concurso Público INPI 2013 para Pesquisador - Arquitetura
Foram encontradas 60 questões
Os valores formais do aeroporto relacionam-se diretamente à escolha do sistema estrutural, podendo esse, por muitas vezes, ser determinante na valorização do conjunto da obra.
O corredor de conexão das áreas de embarque e desembarque desse aeroporto poderá ser unificado em um único elemento que realize as duas funções.
A área de check-in — onde se situam os balcões das empresas aéreas e formam-se as filas de passageiros — deve localizar-se em nível distinto do nível da área de desembarque.
Nas salas de espera do embarque, deve constar assentos para todos os passageiros que irão embarcar.
Nas salas de espera do desembarque, é obrigatória a existência de assentos para, ao menos, metade dos passageiros que irão desembarcar.
As primeiras edificações do planalto paulista brasileiro eram feitas de taipa de pilão e apresentavam sobriedade, acerto de proporções e apuro nos detalhes.
As extensas áreas ao norte do Brasil ocupadas por missões religiosas, que correspondem à Amazônia, e as áreas do oeste ocupadas por povoados e por vilas, tais como Goiás e Cuiabá, são as regiões que garantiram os limites ao norte e ao oeste ainda válidos para o atual território brasileiro.
Os sete povos das Missões Jesuíticas entraram em ruína quando a região em que eles se situavam passou para o domínio de Portugal.
Paraty, cuja trama urbana é reticulada e ortogonal, foi um dos principais sítios estratégicos do litoral brasileiro, o que permitiu sua ligação com o planalto paulista e com o interior do continente.
O concreto é o material ideal para se usar em construções com grandes solicitações de cargas tracionadas.
Emprega-se o concreto armado na fundação de construções localizadas em solos úmidos, em virtude de esse material apresentar resistência a agentes agressivos.
O aço tem ótimo desempenho para cargas tensionadas, apesar de ser muito empregado em situações de cargas comprimidas.
As madeiras, tais como ripas, caibros e terças, são os materiais mais empregados nos projetos de estrutura de cobertura das moradias brasileiras.
Para soluções estruturais de edificações de grandes vãos, não se recomenda o uso de madeira.
Em 1935, Lucio Costa foi vencedor do concurso para o anteprojeto do referido edifício.
Le Corbusier apresentou à equipe de arquitetos brasileiros três propostas de anteprojeto para o edifício.
As duas fachadas principais desse edifício receberam tratamentos diferenciados: a fachada ao norte foi dotada de grandes caixilhos e a fachada ao sul, de brise-soleil.
Apesar de Le Corbusier, em seu anteprojeto, ter disposto o corpo principal desse edifício predominantemente na horizontal, o projeto da equipe brasileira propunha um posicionamento mais verticalizado, em decorrência da disposição do corpo principal na largura do terreno.
Os pilotis do bloco principal desse edifício possuem dez metros de altura, característica que proporciona uma leveza peculiar ao conjunto da obra.
O edifício, que constitui marco na história da arquitetura brasileira, foi projetado em 1936 e concluído em 1940.