Questões de Concurso Público MI 2013 para Assistente Técnico Administrativo
Foram encontradas 120 questões
Na linha 8, empregou-se o sinal indicativo de crase em “às bacias” porque a regência de “integração” exige complemento regido pela preposição a e o termo “bacias” vem antecedido por artigo definido feminino plural.
O emprego de “apenas” (l.10) enfatiza a ideia de que é pequena a quantidade de água a ser desviada do rio São Francisco.
Usou-se vírgula após o termo “água” (l.15) para isolar oração de natureza explicativa subsequente.
As formas verbais “estão” (l.18), “apontam” (l.19), “Estão” (l.19) e “São” (l.20) estão no plural porque concordam com “As obras do Projeto São Francisco” (l.18).
Depreende-se das informações do texto que o Projeto São Francisco não só fornecerá água para regiões tradicionalmente secas como também beneficiará o conhecimento histórico e a proteção da fauna das regiões contempladas pelas obras
As vírgulas da linha 7 são empregadas para isolar aposto explicativo.
A substituição de “tem incentivado” (l.8) por vem incentivando ou por está incentivando manteria a correção gramatical do período.
Embora tenha sujeito próprio, a forma verbal “elaborar” (l.9) não está flexionada no plural por estar antecedida pela preposição “a”.
Depreende-se das ideias do texto que o aumento da produtividade da lavoura reduz a necessidade de utilização de maiores extensões de terra.
A oração subsequente à expressão “Mais Irrigação” (l.3) tem natureza restritiva.
Mantêm-se a correção gramatical e as informações originais do texto ao se substituir a palavra “para” (l.5) pela expressão com o objetivo de.
Predominam no texto as estruturas próprias da narrativa.
Na expressão “R$ 1,5 bilhão” (l.18), devido ao fato de “1,5” corresponder a mais de um inteiro, seria gramaticalmente correto substituir “bilhão” por bilhões.
Em “espalham-se” (l.1), o termo “se” indica que o sujeito da oração é indeterminado.
A palavra “flagelados” (l.8) está sendo empregada com o sentido de desempregados.
Mantêm-se as informações originais do período ao se substituir “tremenda”(l.11) por enorme.
Tratando-se de ofício, a numeração das páginas deve iniciar-se a partir da segunda. Nesse caso, os números podem ser impressos em ambas as faces do papel, desde que as distâncias das margens esquerda e direita sejam invertidas nas páginas pares
Por constituírem parte indispensável do ofício, a identificação e a assinatura do signatário devem constar em página isolada do expediente, o que lhes confere o devido destaque.
Em comunicações oficiais dirigidas ao ministro da Integração Nacional, devem-se empregar o pronome de tratamento “Vossa Excelência” e o vocativo “Excelentíssimo Senhor Ministro”.
Em ofício destinado ao envio de documentos, deve-se iniciar o texto com referência ao expediente que os tenha solicitado; ou, no caso de a remessa de documento não ter sido solicitada, o texto deve iniciar-se com a informação do motivo da comunicação, seguida dos dados completos do documento encaminhado e da razão pela qual ele está sendo remetido.