Questões de Concurso Público MI 2013 para Assistente Técnico Administrativo
Foram encontradas 28 questões
Em qualquer caso, é vedado ao servidor público participar de gerência ou administração de sociedade privada ou exercer o comércio, seja na qualidade de acionista, cotista ou comanditário
O retorno à atividade de servidor aposentado é exemplo de reintegração, forma de provimento de cargo público que se caracteriza pelo reingresso do servidor no cargo por ele anteriormente ocupado.
O interstício corresponde ao período compreendido entre a data de ingresso do servidor no cargo público e a em que ele completa o tempo de serviço e a idade mínima para a aposentadoria
Atos que atentem contra os princípios da administração pública constituem atos de improbidade administrativa, independentemente de implicarem malversação de recursos públicos.
Para fixação das penas a que se sujeita o responsável pelo ato de improbidade administrativa, a autoridade judicial deve considerar a extensão do dano causado bem como o proveito patrimonial obtido pelo agente público
O recebimento ou a percepção de vantagem econômica indevida pelo agente público no exercício de suas funções na administração pública configura ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito.
Órgãos colegiados podem delegar a seus respectivos presidentes a edição de atos de caráter normativo.
Qualquer autoridade de menor grau hierárquico em uma organização pública pode iniciar um processo administrativo, desde que não tenha sido definida competência legal específica para esse fim.
Qualquer modificação no edital de uma licitação exige divulgação pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido.
As entidades que integram a administração direta e indireta do governo detêm autonomia política, administrativa e financeira.
Os poderes do Estado são independentes e harmônicos entre si e suas funções são reciprocamente indelegáveis
Na sua acepção formal, entende-se governo como o conjunto de poderes e órgãos constitucionais.
A administração pratica atos de governo, pois constitui todo aparelhamento do Estado preordenado à realização de seus serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas.
Os costumes, a jurisprudência, a doutrina e a lei constituem as principais fontes do direito administrativo.
O conceito de ato administrativo não se confunde com o conceito legal de ato jurídico.
A construção de uma ponte pela administração pública caracteriza um fato administrativo, pois constitui uma atividade pública material em cumprimento de alguma decisão administrativa.
O erro material em decreto expropriatório constitui vício de forma do ato administrativo e determina a sua nulidade.
Quando o juiz de direito prolata uma sentença, nada mais faz do que praticar um ato administrativo.
O provimento de cargos do Poder Executivo é da competência exclusiva do chefe desse poder.
O dever de obediência impõe ao servidor a obrigação de cumprir as ordens de seus superiores e de, caso suspeite da legalidade dessa ordem, provocar novo pronunciamento da autoridade que a expediu. Nesse caso, se confirmada, a ordem deverá ser cumprida sem que isso gere qualquer responsabilidade para o servidor.