Questões de Concurso Público MJSP 2013 para Engenheiro Civil
Foram encontradas 62 questões
Existem quatro categorias de aço para concreto estrutural: CA-25, CA-40, CA-50 e CA-60, classificadas em função da resistência característica de escoamento, respectivamente, em 250 MPa, 400 MPa, 500 MPa e 600 MPa. Essas categorias podem, ainda, ser dispostas em duas classes, A e B. A classe A abrange as barras laminadas e a classe B, as barras encruadas.
Na edificação de estrutura metálica, abaixo dos serviços de rebitagem, parafusagem ou soldagem, não é necessário manter piso provisório sobre a área de trabalho situada no piso imediatamente inferior.
No projeto da estrutura de concreto de uma edificação, é necessário fixar a resistência característica do concreto à tração, ou seja, o Fck do concreto, e colocar esse valor nos desenhos de fôrmas.
O slump test, ou teste de abatimento, é suficiente para verificar se o concreto está sendo preparado com resistência à compressão adequada.
A nega consiste na penetração da estaca, em milímetros, e corresponde a 1/10 da penetração para os últimos dez golpes.
A eficiência de um grupo de estacas é estimada pela relação entre a capacidade de carga do grupo de estacas e a somatória da capacidade de carga de cada elemento isolado de fundação.
A eficiência de um grupo de estacas depende da forma e do tamanho do grupo, do espaçamento entre as estacas e, principalmente, do tipo de solo e do tipo de estaca.
Em uma fundação em superfície, a carga é transmitida ao terreno predominantemente pela pressão distribuída sob a base da fundação, na qual a profundidade de assentamento é superior, no mínimo, ao dobro de sua menor dimensão em planta
A estaca do tipo Strauss é executada por escavação mecânica, com uso ou não de lama bentonítica, de revestimento total, e posterior concretagem.
A rede de distribuição predial de água fria deverá ser projetada e executada de modo que, em qualquer ponto, a pressão estática tenha valor, no máximo, igual a 400 kPa, e a pressão dinâmica, no mínimo, igual a 5 kPa.
Na instalação de chuveiros com água fria e quente por meio de aquecedores a gás, deve-se utilizar tubos de cobre em todos os ramais.
Nas instalações residenciais, os condutores vivos dos circuitos terminais dos aparelhos de ar-condicionado deverão ter seções iguais ou superiores a 6 mm2 .
Em trechos embutidos ou expostos nas instalações residenciais, não poderão ser empregados eletrodutos com diâmetro nominal menor que 15 mm (0,5").
Nos circuitos polifásicos em que a seção dos condutores-fase for igual ou inferior a 16 mm2 (em cobre), o condutor neutro deverá ser escolhido com seção inferior a dos condutores-fase.
O aquecedor poderá ser alimentado diretamente pela rede pública com pressão estática mínima de 4 kg/cm2 .
A tubulação da instalação predial de água fria deverá ser dimensionada e executada para funcionar como conduto forçado, sendo necessário que fiquem perfeitamente definidos, para cada trecho, a vazão, a velocidade, a perda de carga e a pressão.
Entre os poços de dois elevadores adjacentes, onde não haja parede divisória, é necessário existir proteção de chapa metálica ou tela de arame com abertura de malha inferior a 5 cm, para que seja impedida a comunicação entre os poços.
As caixas de elevadores deverão ser fechadas com paredes vazadas, sendo permitido, nas regiões mais fechadas, o uso de vãos para ventilação, saída de gases e fumaças.
As caixas de elevadores deverão ter resistência mecânica suficiente para manter alinhadas as guias do elevador e as portas do pavimento com os seus mecanismos de operação e travamento
Os dutos não aparentes de chapas galvanizadas, se estiverem localizados dentro da área condicionada, não precisarão ser isolados termicamente.