Questões de Concurso Público MPU 2013 para Analista - Economia
Foram encontradas 70 questões
As funções utilidade U(x, y) = x0,5y0,5 e W(x,y) = 2xy - 10, em que x e y são os únicos bens da economia, descrevem, segundo a teoria ordinal do consumidor, as mesmas preferências.
A hipótese de taxa marginal de substituição decrescente implica que, no consumo de bens, o consumidor tem preferência pela diversificação.
Se o bem x for um bem de Giffen, a elevação de px implicará, no novo equilíbrio, o aumento de seu consumo.
Caso o bem x seja um bem inferior, a curva de Engel desse bem será positivamente inclinada.
Caso ocorra a elevação de px, o bem x será um bem normal somente quando o efeito substituição for superior ao efeito renda.
Se α + ß = 1, a produtividade marginal do trabalho é uma função homogênea de grau zero.
Se r e w são, respectivamente, os preços do K e do L, então a combinação ótima desses insumos para determinado custo C se dá no ponto em que K/L = α/ß x w/r
A taxa marginal de substituição técnica de L por K é igual a α/ß x K/L
A elasticidade renda da demanda por x é igual a R/pxX R representa a renda e px é o preço do bem x.
A demanda individual pelo bem x independe do preço do bem y.
Considerando uma renda individual de 10 unidades monetárias e os preços dos bens x e y iguais a 1 unidade monetária, caso haja 100 consumidores nessa economia, a demanda de mercado pelo bem x será de 500 unidades.
O estágio racional de produção inicia-se quando o custo marginal atinge o seu mínimo.
Em razão de todos os insumos serem variáveis, no longo prazo não existirão custos fixos.
Quanto maior for a elasticidade preço da demanda por determinado bem, maior será a capacidade da empresa monopolista para fixar o preço em patamar acima daquele que vigoraria sob concorrência perfeita.
Considere uma firma monopolista cuja função custo seja dada por C = 30 + 10Q, em que Q é a quantidade produzida, e cuja demanda pelo seu produto seja dada por Q = 100 – P, em que P é o preço do produto. Nesse caso, a firma, ao maximizar seu lucro, produzirá 55 unidades do bem.
Nos mercados organizados sob a forma de concorrência perfeita, o lucro econômico das empresas será nulo no equilíbrio de longo prazo.
A divisão igualitária de todos os bens da economia entre os seus agentes é uma alocação justa no sentido econômico.
Todos os pontos sobre a fronteira de possibilidades de utilidade são eficientes no sentido de Pareto.
A concorrência schumpeteriana caracteriza-se pela busca permanente pela diferenciação por parte das empresas, com vistas à obtenção de vantagens competitivas que proporcionem lucros de monopólio.
Quanto maior for o grau de competição entre as empresas em uma indústria, maior será o índice Hirschman-Herfindahl (HH), que mede o nível de concentração industrial.