Questões de Concurso Público MPU 2013 para Analista - Engenharia Agronômica
Foram encontradas 70 questões
A disposição de culturas em faixas poderá ser útil no controle da erosão do solo, com base nas diferenças de densidade das culturas, no parcelamento dos lançantes e na disposição em contorno. Assim, para o controle da erosão eólica, as faixas devem ser orientadas perpendicularmente à direção predominante dos ventos.
Um quelato é eficiente quando a taxa de substituição do micronutriente quelatizado por outros ânions é elevada e, consequentemente, o micronutriente aplicado mantém-se por tempo suficiente para ser absorvido pelas raízes das plantas.
De acordo com a lei de Henry, governada pela diferença de pressão parcial do gás na interface líquido-ar, a perda de nitrogênio pela volatilização de amônia ocorre principalmente por fluxo de massa.
A movimentação dos íons de fosfato da solução do solo para as raízes das plantas ocorre principalmente por condução. Assim, os mecanismos de fluxo de massa e interceptação radicular interferem bastante no contato entre esses íons e as raízes.
Considerando que os componentes da cor são matriz, valor e croma, na carta de Munsell, as cores mais puras localizam-se à direita, as mais misturadas dispõem-se à esquerda, as mais claras encontram-se no topo e as mais escuras estão na base.
Em um sistema de irrigação por pivô-central com lateral de diâmetro único, operando normalmente e sem vazamentos, o distribuidor de água (aspersor) correspondente à condição operacional média localiza-se a 30% do comprimento do pivô, devendo a vazão média ser avaliada quando a maior extensão da linha lateral estiver operando o mais próximo possível da condição em nível.
Em um sistema de irrigação por sulcos em esquema de vazão progressivamente reduzida, com a utilização de orifícios perfurados em tubulação, o orifício mais próximo do plug apresenta maior vazão, que aumenta nos orifícios mais afastados. Assim, cada sulco receberá uma sucessão de vazões crescentes em cada aplicação, obtendo-se maiores distâncias de avanço com a maior vazão no início, reduzida, sucessivamente, com a aproximação da água no final do sulco.
O método de trecho a trecho e o de vazão fictícia, usados no dimensionamento de condutos perfurados, apresentam precisão similar, independentemente do número de saídas. Entretanto, quando o número de saídas laterais é grande, como na irrigação por gotejamento, o método de trecho a trecho é mais recomendável em razão de ser o mais simples.
Na condução de água em canais, quando há ascensão suave no fundo e contração da largura do canal, a profundidade da água decresce no regime subcrítico e eleva-se no regime supercrítico, ao passo que, com depressão suave do fundo e expansão da largura do canal, ocorrerá elevação da profundidade da água no regime subcrítico e decréscimo no regime supercrítico.
Os modelos de escoamento hidrodinâmicos requerem soluções numéricas de equações diferenciais que necessitam de maior quantidade de dados que os modelos de armazenamento, onda cinética e difusão, mas com as vantagens de maior precisão e representação física do escoamento.
A determinação da vazão máxima em um local de interesse deve ser feita com base na precipitação pluviométrica, considerando-se um fator de risco, e isso ocorrerá também na estimação com base em uma distribuição estatística, indicada, nesse caso, para a bacia hidrográfica em que as condições se modificam. Já a determinação da vazão máxima com base na regionalização de vazão é recomendada para bacias que não se modificam.
Na elaboração de projetos de drenagem superficial, deve-se considerar a capacidade dos drenos, determinada pelo método do balanço hídrico, que considera dados de precipitação máxima da área, evaporação, infiltração básica e tempo de drenagem.
Em sistemas de irrigação, a maximização da produtividade agrícola poderá ser obtida mediante alta frequência de irrigação e atendimento da demanda evapotranspirométrica.
Em um projeto básico de irrigação, as fotografias aéreas da estação de bombeamento e de outras estruturas principais deverão ser tiradas em um ângulo de aproximadamente 45° acima da horizontal e entre 11 e 14 horas, o que apresenta a vantagem de se dispensar a indicação dos pontos de ligação com os mapas topográficos.
Na fertirrigação, como regra geral, o íon de sulfato e o ácido sulfúrico são incompatíveis com o cálcio, bem como os fosfatos são incompatíveis com cálcio e magnésio, motivo pelo qual as aplicações devem ser feitas a partir de tanques independentes ou em momentos diferentes.
Os fatores intrínsecos determinantes da temperatura do solo englobam a temperatura do ar, a nebulosidade, o vento, a chuva, a irradiância solar global, o relevo, a composição do solo e a cobertura da superfície, sendo quase todos esses fatores microclimáticos, exceto o relevo, a composição do solo e a cobertura da superfície.
A umidade absoluta do ar é calculada pela relação entre a massa de vapor de água e o volume de ar que a contém, a umidade específica é obtida pela razão entre a massa de vapor de água e a massa de ar seco com a qual o vapor se mistura e o teor de mistura é determinado pelo quociente entre a massa de vapor de água e a massa de ar úmido em certa densidade que a contém.
Na atmosfera, a convecção turbulenta é responsável por taxas de transporte de massas de ar muito maiores que as provocadas pelas trocas moleculares.
Nos projetos públicos de irrigação considerados de interesse social, os custos de implantação da infraestrutura de irrigação de uso comum, de apoio à produção e das unidades parcelares e sociais ficarão a cargo dos agricultores irrigantes.
Em projetos de irrigação públicos e privados, o poder público deverá incentivar com exclusividade, por meio de crédito rural e estímulos à contratação de seguro rural, os agricultores irrigantes familiares e os pequenos produtores rurais.