Questões de Concurso Público Polícia Federal 2013 para Perito Criminal Federal - Cargo 8
Foram encontradas 45 questões
M.A Jobling, e P. Gill. Encoded Evidence: DNA in forensic analysis. In: Genetics, vol. 5, p. 739-52 (com adaptações).
O gráfico refere-se a uma mistura de amostras de indivíduos do sexo masculino, em iguais proporções.
M.A Jobling, e P. Gill. Encoded Evidence: DNA in forensic analysis. In: Genetics, vol. 5, p. 739-52 (com adaptações).
A presença de três picos para o marcador D8S1179 indica que o material foi contaminado e que há mais de uma amostra doadora.
M.A Jobling, e P. Gill. Encoded Evidence: DNA in forensic analysis. In: Genetics, vol. 5, p. 739-52 (com adaptações).
O terceiro pico do marcador D8S1179 e o segundo pico do marcador D18S51, respectivamente identificados pelos números 15 e 14, são exemplo de gaguejo ou stutter.
Em um gráfico de Lineweaver ou de dupla recíproca, o ponto de intercepção da reta no eixo das ordenadas corresponde a 1/Vmax da reação enzimática. A adição de um inibidor competitivo nessa reação deslocará o ponto de intercepção para baixo.
O modelo chave-fechadura, utilizado para explicar o acoplamento da enzima ao substrato, não considera a possibilidade de ocorrência de interações sequenciais entre essas entidades, ignorando, portanto, o fato de que as respectivas conformações sofrem modificações ao longo do tempo da interação entre o substrato e a enzima.
A energia livre de Gibbs, que determina a espontaneidade de uma reação e é expressa por ΔG, pode ser diminuída por enzimas.
A análise do DNA mitocondrial de IV-1 e IV-2 permite estabelecer parentesco com I-2, mas não com I-3.
O fenótipo afetado nesse heredrograma deve-se a herança recessiva ligada ao cromossomo X.
Se o alelo b de um gene apresentar-se completamente ligado ao alelo responsável pelo fenótipo afetado, mas não contribuir
para o aparecimento desse fenótipo, a probabilidade de o indivíduo III-1 portar esse alelo é igual a 25%.
Os nucleotídeos que compõem os SNPs (single nucleotide polymorphisms), ou polimorfismos de nucleotídeo único, não podem ser utilizados para identificação pessoal, pois sofrem mutações com maior frequência que o resto do genoma, algumas delas mutações silenciosas.
As sequências repetitivas encontradas no genoma, como, por exemplo, CGG, se ocorrerem em regiões intrônicas, não causarão prejuízo ao indivíduo e não poderão ser usadas para identificação pessoal.
Polimorfismo é um tipo de mutação presente em uma sequência específica do genoma, responsável por gerar um alelo que ocorre com frequência igual ou superior a 1% em determinada população. O polimorfismo diferencia-se dos demais tipos de mutação por não apresentar caráter prejudicial ao indivíduo que o porta.
As técnicas atualmente empregadas para identificações embasadas no uso de DNA não permitem a distinção de sexos, já que todos os marcadores por elas utilizados podem ser comuns a um irmão e uma irmã.
Sequências no DNA que apresentam repetições curtas em tandem (STRs, do inglês short-tandem repeats) são utilizadas para a identificação de pessoas em desastres que envolvam várias vítimas.
As STRs, utilizadas para identificação pessoal, podem ser constituídas por repetições simples, repetições complexas ou repetições compostas, exemplificadas, respectivamente, p elas sequências (GATA)(GATA)(GATA),(GATA)(GACA)(GATA) e (GATA)(GACA)(CA)(CATA).
O fenômeno da heteroplasmia, embora seja comum em plantas, não ocorre em humanos, não interferindo, portanto, nas técnicas de identificação pessoal de base genética.