Questões de Concurso Público SEGESP-AL 2013 para Perito Criminal - Engenharia Agronômica
Foram encontradas 70 questões
Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item, relativo à avaliação de imóveis rurais.
Para determinar o valor da terra nua do imóvel avaliando a partir de dados de mercado de imóveis que contêm benfeitorias, o perito pode calcular o valor das benfeitorias de acordo com o fator de comercialização.
Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item, relativo à avaliação de imóveis rurais.
No laudo de avaliação, o perito judicial deve explicitar claramente a condição que sustenta o fato de o valor do imóvel não corresponder ao seu valor de mercado.
Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item, relativo à avaliação de imóveis rurais.
Caso parte da fazenda seja desapropriada para a passagem de tubulação de gasoduto e para a construção de estradas, deverá ser utilizado, no cálculo do valor da indenização, o prejuízo correspondente a uma porcentagem, explicada e justificada, do valor da terra, na ocasião em que foi adquirida.
Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item, relativo à avaliação de imóveis rurais.
Recomenda-se que o perito utilize o método evolutivo para avaliar as terras da fazenda e as benfeitorias nela presentes: mediante esse método, identifica-se o valor de mercado do bem, com base no seu aproveitamento eficiente, considerando-se como variáveis independentes as características do imóvel, tais como localização, área, tipos de solos, benfeitorias, equipamentos e recursos naturais.
Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item, relativo à avaliação de imóveis rurais.
Caso haja explorações econômicas acopladas aos recursos hídricos do imóvel avaliado, o perito pode utilizar, na avaliação desses elementos, o método de capitalização da renda, segundo o qual o valor do bem é determinado com base na capitalização presente de sua renda líquida prevista, considerando-se os cenários viáveis.
A comercialização agrícola se restringe às atividades relacionadas a transferência da produção agrícola dos locais de produção para as unidades de processamento, enquanto a comercialização industrial integra as atividades que resultam da transformação da matéria-prima agrícola em produtos e da chegada destes aos locais de consumo.
Embora os estoques de produtos agrícolas sejam um dos principais recursos utilizados pela administração para a obtenção de fluxos de caixa, o aumento da valorização do preço das áreas rurais é o fator que representa a possibilidade de aumento do patrimônio por meio da atividade produtiva.
O crédito de comercialização, criado para viabilizar a comercialização dos produtos agropecuários no mercado, contempla o financiamento de despesas inerentes à fase de estocagem e pré-comercialização.
As operações de crédito rural com recursos livres não estão sujeitas às exigências de vistoria prévia, medição e fiscalização, salvo se abrangidas pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (PROAGRO).
O financiamento com predominância de verbas para investimentos fixos e semifixos em bens e serviços relacionados à atividade agropecuária classifica-se como crédito de investimento rural.
A translocação da seiva no floema, definida em relação à gravidade, ocorre, preferencialmente, das áreas de produção — fontes — para as áreas de metabolismo ou armazenamento — drenos.
Os estômatos encontram-se somente em um lado da folha, estando presentes, comumente, no lado superior.
Os caules classificam-se, quanto às modificações que apresentam e às funções específicas que desempenham, tais como sustentação, armazenamento de nutrientes e armazenamento de água, em aéreos, subterrâneos ou suculentos.
Os mecanismos de transporte de água do solo para a atmosfera realizado através do tecido vegetal incluem a difusão, o fluxo de massa, a osmose e o transporte ativo, processos que se associam a diferentes forças propulsoras.
As células-guarda exercem importante papel na regulação da transpiração, pois, além de minimizarem a perda de água para a atmosfera, regulam o tamanho do poro estomático em função da demanda fotossintética de aquisição de CO2 pela célula vegetal.
A taxa de produção do ácido abscísico (ABA), essencial à maturação dos frutos, diminui à medida que o fruto completa seu amadurecimento.
A abrasão das sementes sobre uma superfície áspera permite a quebra da dormência, facilitando a absorção de água pela semente.
Mecanismo de dormência corresponde à impermeabilidade da cobertura da semente à entrada de água e oxigênio, elementos necessários à germinação.
A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é uma técnica reprodutiva que permite inseminar-se a fêmea bovina em data marcada, desde que seja realizada a correta observação e detecção do cio.
Os suínos apresentam elevada capacidade de armazenamento de alimentos, por terem estômagos simples e ceco não funcional, devendo-se a eles ser determinado, em caso de dietas restritivas, manejo alimentar com uma refeição diária.