Questões de Concurso Público SEGESP-AL 2013 para Perito Criminal - Tecnologia da Informação
Foram encontradas 12 questões
Níveis de maturidade G ao E, desenvolvimento de requisitos, integração do produto, projeto e construção do produto são processos que compõem o nível de maturidade D do MPS.BR.
O plano diretor de tecnologia da informação, instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de tecnologia da informação, visa atender às necessidades de informação de um órgão ou entidade para determinado período.
Em razão de sua complexidade e de sua natureza especializada, o planejamento dos sistemas de informação, atividade restrita à diretoria e à coordenação de tecnologia, deve estar em conformidade com as normas de gestão de dados e metadados, para o adequado planejamento da aquisição da infraestrutura necessária.
O planejamento de marketing de serviços visa consolidar um conjunto de atividades relacionadas com o mercado, sendo necessário especificar os programas de marketing para atender aos objetivos da organização, respeitada a sua realidade financeira e de capacitação humana.
O planejamento estratégico de informação (PEI) permite nortear e acompanhar a atuação da área de TI, por meio da definição de estratégias e do plano de ação para implantá-las. No cenário atual de constantes mudanças, esse planejamento estratégico é uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão para o gestor, habilitando-o a agir, de forma proativa, contra as ameaças e a favor das oportunidades.
O alinhamento entre o planejamento estratégico empresarial e o planejamento estratégico de informação, importante ferramenta para o ajuste ou a adequação estratégica das tecnologias disponíveis em toda a organização, fundamenta-se em elementos como a tecnologia da informação, os sistemas de informação e do conhecimento, as pessoas e o contexto organizacional.
O processo de gerenciamento da disponibilidade é responsável pela disponibilidade de serviços e processos de negócios.
A realização do gerenciamento do catálogo de serviço garante uma fonte única de informações sobre todos os serviços que estão operacionais e sobre os que estão sendo preparados para entrar em operação, sendo esse gerenciamento subdivido em serviços de negócio e serviços técnicos.
Entre os benefícios propiciados pela implementação do COBIT como um modelo de governança de TI inclui-se o cumprimento dos requisitos do COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) para o controle do ambiente de TI.
O gerenciamento do processo denominado assegurar a conformidade com requisitos externos, que satisfaça ao requisito do negócio para TI de estar em conformidade com leis, regulamentações e requisitos contratuais é inicial caso haja pouca consciência sobre os requisitos externos que afetam a TI e não haja processo de conformidade com os requisitos contratuais, legais e regulatórios.
No CMMI, sugere-se que as áreas de processo sejam agrupadas nas categorias de gestão do processo, gestão do projeto, engenharia e suporte.
No PPQA (Process and Product Quality Assurance), auditam-se projetos e diversas outras atividades de suporte, garantindo-se que o processo esteja sendo seguido conforme o padrão da empresa e que o produto esteja atendendo à qualidade esperada.