Questões de Concurso Público SEGESP-AL 2013 para Técnico Forense
Foram encontradas 17 questões
O resultado do primeiro ensaio realizado pela pesquisadora confirma a ideia de que o investimento em educação influencia a redução dos índices de criminalidade.
As ideias do texto vão ao encontro da tese de que o comportamento dos indivíduos é influenciado pelo meio em que eles vivem.
No texto, sustenta-se a ideia de que tanto a educação formal quanto o contexto famíliar exercem papel importante no comportamento do aluno.
As palavras “patrimônio” e “convivência” acentuam-se segundo a mesma regra ortográfica.
As locuções verbais “foram coletadas” (l.8) e “foram analisados” (l.14) poderiam ser substituídas, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido do texto, por coletou-se e analisou-se, respectivamente.
O emprego da vírgula imediatamente após “Nessa etapa” (l.10) e “No segundo ensaio” (l.13) justifica-se pela mesma regra gramatical.
O termo “isso” (l.22) atua como elemento coesivo ao recuperar a ideia expressa no período anterior, que pode ser resumida na seguinte declaração: a educação pode colaborar para a redução dos índices de criminalidade.
O termo “onde” (l.28) poderia ser substituído, mantendo-se a correção gramatical e o sentido do período, por que.
Depreende-se do texto a dispensabilidade de políticas públicas para coibir a violência entre os jovens, dado que a maior parte dos homicídios é cometida por pessoas de até 24 anos de idade.
Ainda que com pequenas mudanças de significado, a expressão “quando focamos” (l.9) poderia ser substituída por ao focarmos e se focássemos sem afetar a correção gramatical nem gerar necessidade de outras alterações no período.
Nas linhas 13 e 16, o termo “que" exerce a mesma função sintática.
De acordo com o texto, os atos violentos praticados contra a mulher correspondem à maioria dos casos de lesão corporal.
Uma variante igualmente correta do termo “autópsia” (l.13) é autopsia.
Mantendo-se a correção gramatical e o sentido original, o período ‘Infelizmente (...) isso’ (l.17-19) poderia ser reescrito da seguinte maneira: Infelizmente, embora o processo de autópsia seja considerado tétrico, as pessoas tendem a ignorar isso.
O ponto-final imediatamente após “consideráveis” (l.25) poderia ser substituído pelo sinal de dois-pontos, com a devida alteração de maiúscula e minúscula, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido do texto.
Infere-se do texto que a autópsia digital teria a vantagem de diminuir o sentimento de luto das pessoas pela morte de seus parentes.
Embora a forma verbal de gerúndio não apresente flexão de pessoa, é possível recuperar no texto o referente das formas verbais “acelerando” (l.4), “reduzindo” (l.4) e “amenizando” (l.5), que é “Ele” (l.2), isto é, o empresário M. C.