Questões de Concurso Público SERPRO 2013 para Analista - Comunicação Social
Foram encontradas 24 questões
A formulação do paradigma da comunicação social — Quem diz o quê a quem, por qual canal, com quais efeitos? — estabelece cinco linhas de pesquisa, que são, respectivamente, análise de controle, de conteúdo, de audiência, de mídia e de efeitos.
Para os estudos culturais, a situação em que o destinatário de uma mensagem a entende de modo muito diverso do que era a intenção do emissor ao produzi-la é denominada decodificação aberrante.
De acordo com a hipótese do agendamento, ou agenda setting, os meios de comunicação, ao selecionarem e enfatizarem determinados assuntos, impõem a forma de pensar do seu público.
Dada a influência exercida pela mídia sobre as pessoas, os meios de comunicação são capazes, por si só, de determinar o comportamento da massa, interferindo na intenção de voto e nas escolhas de gosto, entre outros fatores.
A articulação das partes constitutivas da sociedade em face de eventual ameaça e a vigilância sobre o meio social são funções que a comunicação social desempenha dentro da ótica funcionalista dos estudos em teoria da comunicação.
Nos estudos em teoria da comunicação, no que diz respeito ao comportamento da massa, existe uma relação necessária entre a quantidade de informação disponível na mídia, sobre um assunto de interesse geral, e a mobilização da sociedade para se engajar com o tema em evidência.
O conceito de aldeia global foi emitido nos anos 60 por Marshall McLuhan para sintetizar a ideia de que as novas tecnologias da comunicação, com a televisão ao centro, alterariam o modo de o homem ver o planeta.
A possibilidade de a Internet acionar sentidos tão diversos como visão, audição e tato e de desencadear sinestesia recebe a denominação de multimodalidade e é um traço que a diferencia das mídias que a precedem.
O modelo comunicativo que melhor caracteriza a mídia massiva é o que pode ser sintetizado no paradigma “todos-todos”, em uma referência à interatividade de emissores e receptores no processo comunicativo.
Um programa de televisão aberta no qual o telespectador pode escolher entre dois filmes para assistir, mediante ligação telefônica, é uma situação comunicativa marcada pela interatividade de nível dialógico.
A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rádio MEC, foi a primeira emissora de rádio brasileira.
A revista Realidade, que circulou a partir de 1966 por cerca de uma década, causou impacto no mercado editorial devido aos assuntos que abordava e ao tratamento dado a eles, em estilo e linguagem.
Em uma assessoria de comunicação, para lidar com emergências, o planejamento constitui erro estratégico, uma vez que não há como planejar emergências.
Em situação de crise, o compromisso de uma assessoria de comunicação é com a precisão das informações. Em razão disso, as melhores práticas recomendam aguardar o tempo necessário até que tudo tenha sido apurado para, então, informar à opinião pública o ocorrido.
É prática recorrente nas edições dominicais dos jornais conferir-se à entrevista o mesmo tratamento dispensado à notícia, dispondo-se, em sua abertura, ou lide, a proposição julgada mais relevante.
O modelo da pirâmide invertida é a base teórica do new journalism, corrente surgida nos Estados Unidos da América em que são empregados recursos literários na reportagem.
No jornalismo brasileiro, o sublide é o texto mediante o qual são apresentados aspectos complementares ao fato principal, correspondendo ao segundo parágrafo do texto jornalístico.
O emprego do lide, texto em que são respondidas as seis indagações básicas relacionadas ao fato jornalístico, garante que uma mesma notícia seja tratada de forma semelhante por diferentes veículos de comunicação.
No jargão jornalístico, denomina-se de pingue-pongue o esquema de apresentação de entrevista realizada com base no modelo de perguntas e respostas.
No telejornalismo, o lide, também denominado de cabeça de matéria, consiste no texto lido pelo apresentador no início da reportagem.