Questões de Concurso Público STF 2013 para Analista Judiciário - Estatística
Foram encontradas 11 questões
A tarefa de definir a autoridade hierárquica para os empregados de uma organização insere-se no contexto da função administrativa de direção.
No processo de planejamento, o primeiro passo consiste em antecipar a tomada de decisão, para estabelecer, desde o início, o estado futuro desejado como meta irrevogável a ser atingida.
A modificação dos objetivos iniciais estabelecidos em um processo de planejamento é admitida como desdobramento natural do próprio processo, sem que isso resulte em perda de eficiência.
Acerca das funções administrativas e suas respectivas ferramentas nas organizações, julgue o seguinte item.
Nas organizações públicas brasileiras, a função de controle é restrita aos gestores dos níveis estratégicos e táticos.
Nas organizações públicas, o planejamento estratégico é um documento de acesso restrito para funcionários dos níveis tático e operacional, em razão das informações e metas estratégicas envolvidas.
O planejamento estratégico é orientado para objetivos de longo prazo e constitui a base para a definição de planejamentos táticos, operacionais e planos de ação em diversas áreas da organização.
A matriz SWOT é uma ferramenta estratégica que analisa duas dimensões: taxa de crescimento do mercado e participação da empresa no mercado.
Os processos correspondem à forma organizacional de tratamento de demandas de clientes para transformação em parâmetros de produção ou de prestação de serviços.
Entre as técnicas voltadas ao aprimoramento da gestão de processos, destaca-se a reengenharia, que prevê o redesenho de processos de trabalho à luz das novas tecnologias de informação disponíveis nas empresas.
Entre as técnicas para aprimoramento da gestão de processos, destaca-se a metodologia Six Sigma, que constrói estatisticamente um indicador do nível de capacidade de processos para cada organização como parâmetro qualitativo para seu desempenho.
O aprimoramento das técnicas de gestão de processos contrapõe-se às premissas da administração científica, que admite a eficiência interna como objetivo primordial das organizações.