Questões de Concurso Público STF 2013 para Analista Judiciário - Medicina do Trabalho
Foram encontradas 45 questões
Para a caracterização do estado patológico de meta-hemoglobinemia é suficiente que 2% do ferro da hemoglobina seja oxidado.
Na intoxicação pela arsina, pode ocorrer queda dos níveis de eritrócitos e de hemoglobina nas primeiras horas após a exposição ao contaminante.
A hemólise acentuada em pacientes acometidos por intoxicações provocadas por certos agentes químicos causa icterícia devido ao aumento da bilirrubina direta no sangue.
A poliglobulia é um achado raro nos trabalhadores intoxicados por monóxido de carbono.
A trombocitopenia pode ocorrer devido à ação do benzeno ou das radiações ionizantes no organismo dos trabalhadores.
A principal via de penetração do benzeno no organismo humano é a respiratória.
Nos casos de intoxicação pelo chumbo, ocorre aumento do ácido delta aminolevulínico na urina.
As pneumoconioses, em sua maioria, são causadas pela inalação de aerossóis líquidos.
A biópsia pulmonar por via broncoscópica ou por toracotomia é indicada em todos os casos de suspeita de asbestose.
Nos pacientes portadores de pneumoconioses, a espirometria é usada para avaliar as trocas gasosas no pulmão.
Capacidade vital pulmonar corresponde ao somatório da capacidade inspiratória com o volume de reserva expiratória.
A antracose é uma doença respiratória ocupacional causada pela inalação de aerossóis líquidos.
A difusão de CO2 na membrana alveolocapilar é duas vezes mais rápida que a de O2.
Calcificações em placas ou com aspecto de chama de vela na radiografia de tórax são comuns em pacientes portadores de asbestose.
Nos casos de acidentes de trabalho, o tétano localizado é a forma mais comum de apresentação da doença.
A osteonecrose asséptica pode acometer trabalhadores exercentes de atividades hiperbáricas que não forem submetidos a processos de descompressão adequados.
Conjuntivite e ceratite são patologias que podem ser causadas pelo trabalho com solda elétrica.
A acetona na concentração ambiental de 12.000 ppm pode produzir depressão do sistema nervoso central.
Os procedimentos e técnicas sistematizados na AET são fundamentados nos pressupostos da multidisciplinaridade, da análise da situação real do trabalho e da participação efetiva dos atores do sistema de trabalho. Entretanto, a AET distingue-se de outras abordagens, na construção de hipóteses, por ser um processo indutivo em que os dados dos elementos do sistema analisados contribuem para a elaboração das hipóteses.
O objetivo da AET restringe-se a determinar os fatores que contribuem para uma sobrecarga do trabalhador, pois o que mais importa na gênese das doenças ocupacionais é a elevada demanda de trabalho.