Questões de Concurso Público TCE-RS 2013 para Oficial de Controle Externo
Foram encontradas 15 questões
O emprego de vírgula após “Em breve” (l.16) justifica-se por isolar adjunto adverbial anteposto, ou seja, deslocado de sua posição tradicional.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir “Foi aprovada” (l.1) por Aprovou-se.
O emprego do sinal indicativo de crase em “às inativações” (l.6) justifica-se pela regência do termo “envio” (l.5), que exige complemento regido da preposição “a”, e pela presença do artigo definido feminino plural que determina o substantivo “inativações” (l.6).
A substituição de “exigirá” (l.8) por exigiriam manteria a correta correlação entre os tempos e modos verbais empregados no período.
A substituição de “para os” por aos nas ocorrências entre as linhas 11 e 15 manteria a correção gramatical do texto.
Se a palavra “erário” (l.16) for substituída por tesouro público, prejudica-se a informação do período.
Depreende-se das informações do texto que os funcionários que usarem passagens aéreas custeadas pelo governo do Rio Grande do Sul podem usufruir, para viagens particulares, dos prêmios ou créditos de milhagens concedidos pelas companhias aéreas.
Prejudica-se a informação do texto ao se substituir a forma verbal “assinalou” (l.11) por alguma das seguintes: observou, admitiu, informou, esclareceu, declarou.
Se o termo “quando” (l.13) for substituído pela conjunção se ou pela conjunção desde que, haverá prejuízo da coerência textual.
O termo “com isso” (l.8) refere-se ao fato de o Congresso ter “incluído em sua agenda positiva um esforço para eliminar essa prerrogativa” (l.6-7).
Mantêm-se as relações sintáticas originais ao se substituir o termo “Entretanto” (l.11) por qualquer um dos seguintes: Porém, Contudo, Todavia, No entanto.
O trecho “que tradicionalmente beneficia políticos de todos os matizes” (l.9-10) é empregado, no texto, com sentido restritivo.
A substituição dos travessões empregados nas linhas 12 e 14 por vírgulas prejudicaria a correção gramatical do período.
A estrutura organizacional do texto é indicadora do tipo textual dissertativo-argumentativo
A expressão “o referido mecanismo” (l.2-3) retoma o antecedente “justiça ineficiente” (l.2).