Questões de Concurso Público Telebras 2013 para Técnico em Gestão de Telecomunicações – Assistente Técnico
Foram encontradas 16 questões
O circuito representado na figura III, o qual utiliza um transistor do tipo NPN, corresponde a um amplificador na configuração emissor comum.
O circuito representado na figura I é um amplificador não inversor de ganho igual a 21.
O circuito representado na figura II é um amplificador inversor de ganho igual a -2.
Com base na tabela acima — em que é descrito o comportamento de um circuito combinacional com quatro entradas (A, B, C e D) e uma saída (Y) —, julgue os itens seguinte.
O circuito apresentado na figura abaixo realiza corretamente a função booleana mínima, na forma da soma de produtos, definida na tabela.
Com base na tabela acima — em que é descrito o comportamento de um circuito combinacional com quatro entradas (A, B, C e D) e uma saída (Y) —, julgue o item seguinte.
O circuito apresentado na figura abaixo realiza corretamente a tabela verdade mostrada acima, usando a forma produto de somas apresentada abaixo.
7614oito corresponde a F8Cdezesseis.
10011011dois corresponde a 155dez.
O sistema de TV analógica PAL-M, adotado no Brasil, utiliza o esquema de modulação AM-DSB (amplitude modulation - double side band).
Considere a utilização de um oscilador com frequência de 250 MHz no conversor de frequência (mixer) de um receptor super-heteródino. Considere, ainda, que a frequência intermediária desse receptor seja 40,25 MHz. Nessa situação, será possível utilizar esse receptor para demodular um canal com frequência de portadora igual a 209,75 MHz.
Um sinal FM (frequency modulation) possui um envelope constante, o que permite a operação próxima ao nível de saturação de amplificadores de potência.
Um detector de envelope pode ser utilizado como parte de um demodulador FM (frequency modulation)
Com relação às figuras abaixo, se a figura I representa o sinal mensagem em banda base e a figura II representa o sinal modulado, é correto afirmar que se trata de uma modulação AM-LSB (amplitude modulation - lower side band).
O esquema de modulação GMSK (gaussian minimum shift keying), utilizado em sistemas de telefonia celular GSM (global system for mobile communications), permite o envio de apenas um bit a cada símbolo.
O código NRZ (non-return-to-zero), utilizado em transmissões digitais, apresenta maior largura de banda do que o código RZ (return-to-zero), considerando uma mesma taxa de símbolos nos dois casos.
A utilização do esquema de modulação QPSK (quaternary phase shift keying) é suficiente para se transmitir um sinal digital a uma taxa de 200 kbps, utilizando-se, em um canal em banda passante de largura igual a 100 kHz, pulsos com fator de rolamento (roll-off) igual a 0,25.
A constelação apresentada na figura abaixo representa uma modulação 8-PSK (phase shift keying) com mapeamento de Gray.