Questões de Concurso Público Telebras 2013 para Técnico em Gestão de Telecomunicações – Assistente Técnico
Foram encontradas 31 questões
Em um sistema sem fio CDMA (code division multiple access), a razão sinal-ruído (RSR) no receptor aumenta de modo diretamente proporcional ao fator de espalhamento.
Na hierarquia digital PDH (plesiochronous digital hierarchy), um enlace E2 corresponde a uma taxa de 2 Mbps.
Uma portadora óptica OC-3, em uma rede SONET, apresenta velocidade de transmissão superior a 100 Mbps.
Na técnica de multiplexação FDM (frequency division multiplexing), é necessário que todos os sinais estejam sincronizados no tempo.
O protocolo de múltiplo acesso CSMA/CD (carrier sensing multiple access/collision detection) é empregado, por meio da tecnologia WiFi, em redes locais sem fio.
ACELP (algebraic code-excited linear prediction) constitui um algoritmo de codificação de vídeo com perdas, amplamente empregado em padrões de vídeo digital da família MPEG.
No padrão internacional da ITU (international telecommunications union) - T G.711, utilizado para a codificação de voz em telefonia digital, é realizada uma quantização não uniforme do sinal de voz.
No caso de digitalização de sinais analógicos, a amostragem refere-se à conversão de valores contínuos da amplitude de determinado sinal em valores discretos pertencentes a um alfabeto finito.
O conceito de qualidade de serviço (QoS) refere-se invariavelmente à oferta de certa taxa de transmissão requerida para determinado serviço de dados.
Um dos padrões de transmissão utilizados para comunicações em fibras ópticas é a hierarquia digital síncrona (HDS), cuja estrutura de quadro pode ser dividida em duas grandes áreas: primeira área (cabeçalho), destinada ao transporte de informações de controle e gerenciamento (overhead), e segunda área (payload), destinada à transmissão de dados dos tributários.
Uma maneira de simplificar a transmissão de tráfego fundamentado em protocolo IP sobre redes ópticas é empregar o protocolo GMPLS (generalized multiprotocol label switching), que atua no plano de controle de rede e permite o roteamento de pacotes entre nós da rede óptica.
Um dos fatores que podem limitar a taxa de transmissão de uma fibra óptica é a dispersão, proporcional à máxima vazão de dados e medida usualmente em ps/(nm.km).
Em um sistema WDM (wavelength-division multiplexing), o componente ADM (add-drop multiplexer) é responsável por combinar os canais ópticos em um único canal e permitir a transmissão dos comprimentos de onda em uma única fibra.
Uma técnica usada para detectar perdas de potência em uma fibra óptica é a refletometria óptica no domínio do tempo (OTDR), funcionalidade existente em equipamentos de medição portáteis destinados à realização de medidas em campo
Considere que um técnico tenha realizado o procedimento de emenda por fusão de fibra óptica monomodo e que o teste de potência óptica tenha mostrado que a atenuação na emenda é de 3 dB. Em face dessa situação, é correto afirmar que, dado o valor de atenuação, a emenda está adequada às normas e práticas comumente usadas para validação e teste de sistemas ópticos.
Considerando-se que o sistema tenha sido projetado para transmitir um sinal no enlace de subida com frequência de 3,720 MHz, é correto inferir que o sistema opera em Banda C.
Supondo que Ga e Gb sejam os ganhos dos amplificadores A e B; e que Fa e FB sejam as figuras de ruído dos amplificadores A e B; se GA … GB e FA … FB, a posição dos amplificadores A e B não é relevante para o cálculo da figura de ruído do sistema, visto que esta última independe da ordem na qual os dispositivos estão dispostos.
As técnicas de correção de erro, como o FEC (forward error correction), podem ser eliminadas em enlaces de longa distância, dado o alto ganho das antenas.
Ao se projetar um enlace, devem ser consideradas as condições de visibilidade entre transmissor e receptor e a curvatura da Terra, bem como deve ser utilizado um fator de correção típico K de 4/3, correspondente a um gradiente de refratividade negativo.
Em virtude de propiciarem maior eficiência espectral, as constelações QAM de ordem alta de modulação são comumente utilizadas em enlaces de alta capacidade de transmissão.