Questões de Concurso Público TRE-MS 2013 para Analista Judiciário, Conhecimentos Básicos - Cargos 1 e 3

Foram encontradas 8 questões

Q289379 Direito Administrativo
Assinale a opção correta quanto ao provimento de cargos públicos.
Alternativas
Q289380 Direito Administrativo
João foi demitido do serviço público por ter praticado falta grave. Dois anos depois, conseguiu anular, por meio de ação judicial, a decisão administrativa que o demitiu. Além de anular o ato administrativo, a decisão judicial determinou que João voltasse ao cargo público que ocupava anteriormente.

De acordo com essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta a forma de investidura utilizada para que João volte a ocupar o cargo público.
Alternativas
Q289381 Direito Administrativo
Assinale a opção correta com base na Lei n.º 8.112/1990.
Alternativas
Q289382 Direito Administrativo
Maria, servidora pública federal, foi eleita para o cargo eletivo de vereadora do município de seu estado natal, cidade onde já exerce cargo efetivo. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta sobre a situação funcional de Maria à luz do que prevê a Lei n.º 8.112/1990.
Alternativas
Q289383 Direito Administrativo
No que se refere às vedações e penalidades previstas para o servidor público federal, assinale a opção correta.
Alternativas
Q289384 Direito Administrativo
Carlos, servidor público federal há onze meses, pretende disputar eleições para uma vaga de deputado federal. Para tanto, protocolou no órgão em que está lotado um pedido de licença do cargo para o exercício de atividade política.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta quanto à disciplina da licença requerida por Carlos.
Alternativas
Q289385 Direito Administrativo
Considere que Luísa tenha sido aprovada em concurso público para o cargo de auditora da Receita Federal, tendo sido nomeada para assumir o cargo em outro estado da federação. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Q289386 Direito Administrativo
Manoel, servidor público estável de uma fundação pública, faltou ao serviço por diversos dias sem qualquer justificativa, razão pela qual seu superior hierárquico determinou que o fato fosse apurado, com posterior aplicação da Lei n.º 8.112/1990 no que se refere ao processo administrativo disciplinar. Uma comissão de sindicância, após regular processamento, ouvido o servidor, concluiu que as faltas de Manoel ao serviço eram habituais e sem qualquer justificativa legal.

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: D
5: A
6: E
7: A
8: A