Questões de Concurso Público UNIPAMPA 2013 para Assistente de Administração
Foram encontradas 18 questões
No contexto organizacional, eficácia é a razão dos resultados obtidos pela transformação dos insumos e eficiência é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
Ainda que a administração burocrática seja autorreferente, ela possibilita a identificação e a resolução de problemas, a melhoria contínua dos processos, a aplicação de normas e a definição de indicadores de desempenho, devido ao seu caráter multifuncional.
De acordo com a abordagem burocrática, proposta por Max Weber, as principais características do tipo ideal de burocracia são a formalidade, a impessoalidade e o profissionalismo.
O número de pessoas subordinadas a um gerente define a amplitude de controle ou de comando. A amplitude de controle é maior quando o número de escalões subordinados é menor. Quando há muitos chefes e poucos subordinados, a amplitude de controle é reduzida.
A definição do tipo de estrutura organizacional é dependente do tipo de tecnologia empregada na organização, portanto, para o modelo de produção por processo, a estrutura organizacional mais adequada é a orgânica.
O modelo de departamentalização funcional é indicado para grandes empresas, que apresentam pequena diversificação tecnológica ou de produtos, vendas ou distribuição pelos mesmos tipos de canais, execução de operações em uma área geográfica bem delimitada e ambiente externo estável.
Se uma empresa trabalha com vários produtos que apresentam diferenças significativas entre si e opta por administrar cada um dos produtos individualmente, a estrutura organizacional dessa empresa será denominada departamentalização por projetos.
Funções administrativas são tarefas especializadas executadas por uma pessoa ou por um grupo de pessoas, em cumprimento dos objetivos organizacionais. As funções administrativas comuns a todos os tipos de organização são classicamente definidas como marketing, produção, finanças e recursos humanos.
Os estudos de liderança têm maior validade científica quando correlacionam características de personalidade com comportamentos exemplares exibidos por líderes empresariais.
Segundo a teoria do reforço, os esquemas de reforço e os princípios comportamentais estabelecem o valor de alguma coisa para um conjunto de pessoas.
A motivação para o trabalho depende, em primeiro lugar, das compensações financeiras e sociais que as organizações oferecem, isto é, do quanto essas compensações são importantes, escassas e de difícil substituição.
Altas expectativas de gerentes e diretores comumente contribuem para o fracasso de programas de qualidade nas organizações.
Altos níveis de qualidade e custos em baixos níveis são o objetivo principal dos círculos de qualidade.
A gestão da qualidade procura infundir qualidade em todos os processos organizacionais, integrando, desse modo, o trabalho em equipe, com vistas à geração de resultados, como a melhoria contínua desses processos e a satisfação do cliente.
Os padrões internacionais de qualidade têm mostrado preferência por sistemas integrados de controle financeiro em vez da gestão de processos organizacionais.
A previsão do quantum de recursos que serão utilizados na melhoria dos processos organizacionais é feita paralelamente à identificação das necessidades e ao levantamento dos processos existentes, para que haja convergência na metodologia de intervenção.
O empowerment é uma abordagem que contribui para desenvolver e implantar melhorias nos processos organizacionais em todos os níveis da organização
A premissa básica de qualquer melhoria de processo é a compatibilização entre a satisfação do cliente e a otimização do desempenho organizacional.