Questões de Concurso Público ANATEL 2014 para Analista Administrativo - Desenvolvimento de Sistemas
Foram encontradas 13 questões
De acordo com a Instrução Normativa GSI n.o 1, que disciplina a gestão de segurança da informação e comunicações, todo órgão da administração pública indireta deve nomear um gestor de segurança da informação e comunicações, que terá a incumbência de acompanhar as investigações de danos decorrentes da quebra de segurança.
As pessoas envolvidas nos processos de tecnologia da informação (TI) de uma empresa são consideradas recursos de TI caso sejam funcionários internos da empresa.
O processo de gerenciamento de mudanças tem como objetivo de controle estabelecer procedimentos formais a fim de padronizar toda e qualquer mudança efetuada nas aplicações.
Segundo o COBIT v. 5, a informação é considerada um ativo que deve ser tratado da mesma forma que qualquer outro ativo na empresa.
A eficiência de uma informação está relacionada ao atendimento das necessidades do consumidor.
O gerenciamento de operações de TI, uma das funções da operação de serviço, está relacionado às áreas e equipes que possuem experiência e conhecimento técnico para dar suporte à operação.
Os estágios do ciclo de vida de serviço incluem a transição de serviço, para a qual está estabelecida a política de maximização da reutilização de processos e sistemas já existentes.
Uma das origens da distinção entre os níveis de maturidade 3 e 4 do CMMI diz respeito à previsibilidade do desempenho de processo, uma vez que, no nível 4, as previsões são parcialmente fundamentadas em análises estatísticas dos dados do processo refinado
Para alcançar o nível de maturidade D (largamente definido) do MPS.BR, a unidade organizacional precisa satisfazer aos atributos dos processos de desenvolvimento do sistema de serviços (DSS) e orçamento e contabilização de serviços (OCS).
Na análise de desempenho, para que a unidade organizacional se mantenha no nível de maturidade A (em otimização) do MPS.BR, uma das exigências é de que, em pelo menos um dos processos selecionados, sejam implementados os atributos de processo executado e gerenciado.
A norma NBR ISO/IEC 12207 — uma das bases técnicas para a definição do modelo MPS — é aplicável não só ao desenvolvimento de produtos de software, mas também à aquisição de sistema ou serviço.
A norma NBR ISO/IEC 9126 fornece um modelo de qualidade de produto de software, cujos princípios servem de base, no CMMI, para a elaboração da área de processo denominada garantia da qualidade do processo e do produto.
Comparando-se os quatro níveis de capacidade da representação contínua do CMMI com os cinco níveis de maturidade no modelo de representação por estágio, conclui-se que apenas dois níveis possuem o mesmo nome.