Questões de Concurso Público ANATEL 2014 para Analista Administrativo - Engenharia Civil
Foram encontradas 49 questões
Como forma de se tornar mais dinâmica, a construção civil emprega, com frequência, estruturas metálicas que consistem na associação de peças ligadas entre si por conectores ou solda.
A argamassa convencional, confeccionada na obra, é transportada por meio de carrinho de mão ou padiola, lançada manualmente com colher de pedreiro e, em seguida, sarrafeada e nivelada. O revestimento é finalizado com o desempeno, que é a movimentação circular de uma desempenadeira sobre a superfície do revestimento.
O concreto deverá ser dosado de modo a assegurar, após a cura, a resistência indicada no projeto estrutural. Para tanto, deve-se avaliar a resistência padrão de ruptura de corpos de prova de concreto simples aos quatorze dias de idade.
As fundações em radier e sapata corrida armada caracterizam-se por resistir à compressão e são utilizadas em situações similares, em geral, quando a profundidade for superior a 1,0 m ou a largura for excessiva.
As tesouras, estruturas mais comumente usadas nos telhados, são constituídas por tirante, empena, pendural, escora e suspensório — peças que atuam na transmissão de carga.
As estacas Strauss e Franki, fundações profundas de base alargada, são obtidas pela inserção, no terreno, de material granular ou concreto, por meio de golpes de pilão.
As soldas mais empregadas na indústria da construção são as de energia elétrica, principalmente o arco voltaico e a solda de eletrodo manual revestido, utilizadas tanto em instalações industriais pesadas quanto em pequenos serviços de campo.
Os problemas que afetam a inteligibilidade de um projeto de sistema de telefonia digital incluem limitação na amplitude de pico do sinal; corte central no sinal; deslocamento de frequência; defasagem e retardo de transmissão.
O suprimento de água para abastecimento dos sprinklers de um empreendimento deve ser suficiente para ser utilizado por período superior a noventa minutos.
No ensaio de penetração dinâmica, emprega-se um amostrador especial com tubo de parede fina, conhecido como Shelby, para a retirada de amostras indeformadas, que são necessárias aos ensaios de laboratório.
As sondagens a trado, perfurações executadas com trados manuais e limitadas à profundidade do nível d’água, são indicadas para a retirada de amostras indeformadas de solos argilosos e arenosos.
O ensaio de cone, ou ensaio de penetração contínua, consiste na cravação no terreno, a uma velocidade lenta e constante, de uma haste com ponta cônica, medindo-se a resistência encontrada na ponta e a resistência por atrito lateral, e é adequado para a investigação de solos moles.
Por meio do ensaio de SPT (standard penetration test), utilizado, entre outras aplicações, para testar a consistência de solos argilosos e a compacidade de solos granulares, mede-se a quantidade de golpes necessários para a cravação dos 30 cm finais de um amostrador normalizado.
No período inicial de hidratação do cimento, enquanto o aditivo acelerador favorece a dissolução dos íons com menor velocidade de dissolução, o aditivo retardador evita a dissolução dos íons com maior velocidade de dissolução.
A microssílica contribui para o aumento da durabilidade do concreto, pois a reação pozolânica que envolve esse aditivo refina os poros e diminui a permeabilidade do material, reduzindo, assim, a transferência de massa relacionada às ações químicas destrutivas, tais como a expansão álcali-agregado e o ataque de soluções ácidas, sulfatadas ou de cloretos.
Os aditivos incorporadores de ar, utilizados habitualmente na produção de concretos massa e concretos leves, melhoram a trabalhabilidade e a resistência da mistura a ciclos de congelamento e de descongelamento, além de propiciarem o retardo na hidratação do cimento.
Apesar de possuírem elevada resistência mecânica, os blocos silícico-calcários, utilizados em alvenaria de vedação ou em alvenaria estrutural, apresentam baixos índices de isolamento térmico e acústico.
O revestimento paulista, ou emboço paulista, utilizado para nivelar e conferir acabamento à superfície da parede, deve ser aplicado em uma única camada, após o chapisco, em parede levemente umedecida.
A utilização de paredes de gesso acartonado, produzidas em gesso e estruturadas com aplicação de folhas de papelão em ambas as faces, é vantajosa em razão de fatores como leveza, ganho de área útil, elevada produtividade e efeito estético, embora o material tenha baixa resistência mecânica e não possa ser empregado em áreas molháveis e em ambientes com pés-direitos elevados.
Há 5% de probabilidade de o valor da resistência característica do concreto — expresso por fck — não ser alcançado em ensaios de corpos de prova de determinado lote de concreto.