Questões de Concurso Público ANATEL 2014 para Analista Administrativo - Tecnologia da Informação e Comunicação
Foram encontradas 22 questões
Simulações e benchmarks são técnicas de modelagem bastante utilizadas para a avaliação de desempenho de sistemas de software.
O teste de unidade, cujo foco são as menores unidades do programa, como as funções, os procedimentos, os métodos ou as classes, somente pode ser realizado após a implantação de todas as unidades do programa.
No teste de integração, enfatiza-se a construção da estrutura do sistema: à medida que as diversas partes do software são colocadas para trabalhar juntas, é preciso verificar se a interação entre elas funciona de maneira adequada, sem a ocorrência de erros.
O teste de integração objetiva tanto a verificação da correta implantação dos requisitos funcionais quanto a dos requisitos não funcionais, como desempenho e vulnerabilidade.
As ferramentas do projeto Selenium são adequadas para a realização de testes funcionais automatizados de aplicações web. A API Selenium WebDriver, por exemplo, permite a realização de testes de aplicações web por meio dos métodos get() e findElement().
Os comandos da ferramenta Git são relativamente simples: para adicionar, por exemplo, um arquivo novo ao repositório no Git, basta utilizar o comando commit depois de efetuar o comando add.
Para a análise estática de código, a ferramenta Findbugs, que permite a verificação dos problemas relativos a defeitos e convenções de codificação em um software, é mais completa que a Checkstyle, que possibilita apenas a detecção dos problemas relativos a convenções de codificação.
As ferramentas de controle de versão Git e SVN oferecem o mesmo grau de confiabilidade no armazenamento das informações e são ambas implantadas conforme o conceito de sistemas de controle de versão distribuído.
A integração contínua constitui um dos pilares das práticas ágeis: a constante integração das respectivas partes deve ocorrer diariamente e ser realizada concomitantemente à atividade de programação em pares.
Na atividade de TDD (test-driven development), a escrita de teste primeiro define implicitamente tanto uma interface quanto uma especificação do comportamento para a funcionalidade que está sendo desenvolvida, estando, entretanto, a viabilidade do uso dessa abordagem limitada aos processos de desenvolvimento de software que seguem as práticas ágeis.
Por não existir relação direta entre as práticas ágeis de integração contínua e de entrega contínua, pode-se garantir a agilidade do processo pela realização de tais atividades em paralelo, ainda que relacionadas à mesma versão.
Para se evitar dispêndio de muito tempo na alteração do código e pouco tempo na programação de novas funcionalidades, a prática de refactoring deve restringir-se aos casos em que haja grandes porções de código a ser refatorado.
O fato de cada código ter sua própria estrutura não constitui impedimento para se estabelecerem padrões para a prática de refactoring, sendo possível, por exemplo, utilizar padrões de projeto, como o factory method, para remover duplicações no código.
No contexto da qualidade dos dados, o mapeamento distorcido do mundo real para um estado errado no sistema de informação implica a falta de acurácia.
O princípio da extensibilidade, adotado pelo metamodelo da UML 2.3, permite que sejam usados perfis na customização da linguagem para se modelarem cenários específicos de uma organização.
No ciclo de vida clássico, ou modelo em cascata, as fases concluídas são congeladas para se evitar o retrabalho e maximizarem-se os custos de produção e a aprovação de documentos.
Em um diagrama de sequência, como o mostrado na figura abaixo, deve-se usar um fragmento combinado com o operador de opt (opção) para representar uma escolha entre dois ou mais comportamentos.
![imagem-010.jpg](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/40092/imagem-010.jpg)
Ao adquirir licença de uso de uma planilha eletrônica como ferramenta para automatização de escritório da empresa, está-se adotando uma engenharia de software orientada a reúso.
A etapa de planejamento do Extreme Programming (XP) inicia-se com a escrita de UserStories (história do usuário). Por meio dessa ferramenta, aqueles que conhecem a técnica de construção de uma solução poderão guiar quem necessita dessa solução no exercício de descrevê-la de forma simples e concisa.
O Scrum é um conjunto simples e eficaz de regras e ferramentas que são utilizadas para maximizar resultados. O ScrumMaster exerce o papel de facilitador e motivador da equipe, além de garantir que as regras e as ferramentas sejam utilizadas com vistas à criatividade do trabalho e ao retorno do investimento.