Questões de Concurso Público ANATEL 2014 para Analista Administrativo - Tecnologia da Informação e Comunicação
Foram encontradas 9 questões
O serviço web obedece a um conjunto de padrões que lhe permite ser descoberto e acessado pela Internet por aplicações de cliente que também adotam os mesmos padrões.
Diferentemente dos portais públicos da Internet, os portais de informações corporativas buscam aumentar a inteligência informacional da organização.
A disseminação seletiva da informação, por buscar atender aos interesses e às necessidades de grupos específicos da organização, é uma ação que contraria os objetivos da arquitetura da informação.
O e-Ping é definido por um conjunto mínimo de políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da tecnologia da informação e comunicação e abrange as seguintes áreas: segurança; meios de acesso; interconexão; organização e intercâmbio de informações; e áreas de integração para governo eletrônico.
Na validação automática de conteúdos eletrônicos, utilizam-se leitores de tela com tecnologia assistiva, em que o validador automático, simulando um teclado, percorre toda a página, a fim de verificar os comportamentos de atalhos e folhas de contraste.
De acordo com a diretriz de consistência e familiaridade do governo eletrônico, as seguintes convenções devem ser utilizadas nas páginas web: links azuis, links sublinhados, botões desenhados como botões (elementos clicáveis), caixa de busca no canto superior direito, nome (ou logotipo) do sítio no canto superior esquerdo e logotipo do sítio com função de link de volta à página inicial.
Usabilidade de programas e conteúdo refere-se ao acesso a locais, produtos, serviços e informações disponíveis ao maior número e variedade possível de pessoas, independentemente da capacidade motora, cultural e social de cada uma delas.
REST é uma técnica de engenharia de software para sistemas hipermídia distribuídos. De acordo com essa técnica, o estado da informação deve ser mantido no cliente, e o servidor não deve guardar o estado da comunicação de nenhum cliente que se comunique com o servidor, além de uma única requisição.
O MVC (Model View Controller) é um modelo de arquitetura de software que implementa uma operação de clonagem em cada uma das classes concretas do modelo. Cada modelo é uma instância de um controle especializado em construir visões iguais a si mesmo. Esse padrão é utilizado frequentemente em linguagens estaticamente tipadas, como C++ e Java.