Questões de Concurso Público ANATEL 2014 para Especialista em Regulação - Engenharia
Foram encontradas 26 questões
O padrão IMT-Advanced traz especificações para as interfaces de comunicação que pretendem viabilizar a transmissão em portadoras componentes que não necessitam ser contíguas na frequência. Tais portadoras poderiam, inclusive, localizar-se em diferentes bandas de frequência, de modo a permitirem a utilização de alocações fragmentadas do espectro.
A estimação de parâmetros relacionados à posição do emissor, tal como o AOA (angle of arrival), faz parte de procedimento que permite identificar o local de onde se origina uma emissão de radiofrequência que caracterize o uso não autorizado do espectro.
As recomendações ITU para os sistemas de comunicação móvel IMT-2000, apesar de contemplarem uma série de tecnologias cujo fim é a melhoria da utilização do espectro, não consideram o uso de antenas inteligentes ou adaptativas.
Rádio definido por software engloba um conjunto de tecnologias de software e hardware que possibilitam a reconfiguração da arquitetura dos sistemas de comunicação. Por meio dessa tecnologia, é possível implantar dispositivos que utilizam diversas faixas do espectro, embora tais dispositivos não possam ser aprimorados a partir de atualizações de software.
Rádio cognitivo é, muitas vezes, associado à capacidade de o sistema de comunicação acessar dinamicamente as faixas do espectro eletromagnético que não estejam ocupadas em determinado momento. Essa técnica, contudo, apresenta intrinsecamente problemas de interferência em outros sistemas de rádio, que não podem ser solucionados, a despeito da qualidade da implementação.
Em sistemas de comunicação móvel em áreas urbanas, desvanecimento em pequena escala consiste em pequenas variações da intensidade média do sinal para certa distância de separação entre o transmissor e o receptor, ao passo que desvanecimento em grande escala consiste em flutuações bruscas da amplitude do sinal recebido pelo terminal móvel em deslocamentos de distâncias muito curtas (ou em curtos intervalos de tempo).
No caso de interferências prejudiciais causadas por emissões ndesejáveis de estações base dos serviços de comunicação que operam na faixa de 700 MHz sobre a recepção do sinal do SBTVD por meio de antena externa, uma das técnicas de mitigação é a instalação de filtros adicionais na saída do ransmissor da estação base para que haja melhoria do ACLR (adjacent channel leakage ratio).
No contexto da implantação, no Brasil, dos sistemas de comunicação que operam na faixa de 700 MHz, é possível que ocorram interferências prejudiciais geradas pelos transmissores do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), como saturação na recepção das estações móveis, das estações base, das estações nodais ou das estações repetidoras de serviços de radiocomunicações.
No caso de variações abruptas do sinal emitido pelos sistemas de comunicação que operam na faixa de 700 MHz, os receptores do SBTVD poderão estar sujeitos à degradação da recepção do sinal de TV motivada pelo comportamento instável de seu controle automático de ganho.
A técnica de redução da potência de transmissão da estação do SBTVD consiste em utilizar a potência mínima necessária para a prestação do serviço de TV digital de maneira adequada. Essa é uma das alternativas disponíveis para mitigação da interferência, como, por exemplo, no caso de estações do SBTVD causarem a saturação do receptor da estação base do sistema de comunicação que opera na faixa de 700 MHz.
Um acesso DAMA (demand-assigned multiple access) pode ser combinado com técnicas de multiplexação FDMA (frequency-division multiple access) e TDMA (time-division multiple access). Comparados ao acesso FAMA (fixed- assigned multiple access), os sistemas DAMA são mais eficientes quando o tráfego apresenta características de transmissão em rajada (bursts).
Mantendo-se todos os parâmetros inalterados, exceto a frequência de operação, é correto afirmar que um enlace de satélite que opere na banda Ka experimenta uma atenuação por chuva maior que um enlace que opere na banda Ku. Por sua vez, o valor do ângulo de elevação (medido a partir do horizonte) mínimo para um enlace na banda C pode ser menor que o de um enlace na banda Ka.
Em uma órbita geoestacionária polar, o satélite deve ter suprimento de energia extra para acomodar dois períodos de eclipse durante o ano, caso o satélite não seja capaz de carregar as células solares devido à sombra da Terra.
Um LNB (low-noise block downconverter) com frequência de oscilador local de 11,25 GHz e com sinal de entrada entre 12,20 GHz e 12,70 GHz deve eliminar frequências-imagem localizadas entre 9,80 GHz e 10,30 GHz
A partir dos dados apresentados na tabela acima, referentes ao balanço de potência de um enlace de satélite, e considerando os valores corretos a serem inseridos nos campos A, B, C, D, E, F e G, julgue o items que se segue.
O valor de C/kT total necessariamente é menor que o mínimo dos valores dos campos B e D.
A partir dos dados apresentados na tabela acima, referentes ao balanço de potência de um enlace de satélite, e considerando os valores corretos a serem inseridos nos campos A, B, C, D, E, F e G, julgue o items que se segue.
A margem de C/N (campo G) disponível para eventuais atenuações por chuva no enlace de descida é maior que 6 dB.
Enlaces com base na hierarquia digital plesiócrona de segunda ordem ou superior permitem o acesso direto aos canais dos tributários sem a necessidade de demultiplexação, dada a estrutura em time slots baseada em TDM. Essa facilidade não ocorre em enlaces da hierarquia digital síncrona, na qual os campos de overhead devem ser inicialmente extraídos para a recuperação dos dados na área útil do quadro.
Se um sistema comutado por circuitos carrega um tráfego de E erlangs em N canais com uma probabilidade de bloqueio de 2%, então, caso metade desses canais fiquem indisponíveis por problemas técnicos, o sistema poderá carregar E/2 erlangs com a mesma probabilidade de bloqueio.
As NGNs (next generation networks) permitem a implantação de serviços com acessos independentes por meio de redes fixas e móveis, e são baseadas em pacotes que usam IP para o transporte de diversos tipos de tráfego.
O IPTV (Internet protocol television) possibilita a distribuição de mídias em terminais com acesso à Internet, o que é feito por acesso agnóstico, ou seja, por redes IP comutadas por pacotes, que transportam os sinais de áudio, de vídeo e de controle.