Questões de Concurso Público ANATEL 2014 para Especialista em Regulação - Mídia Digital
Foram encontradas 20 questões
Nos veículos midiáticos, os jornalistas são obrigados a veicular o release na íntegra.
O press-kit pode ser distribuído a jornalistas mediante o compromisso de que o material não seja veiculado antes de determinada data.
O Estado de S.Paulo. 16/jul/2014 (com adaptações)
Considerando o texto acima, julgue o item a seguir.
As fontes de informação utilizadas na matéria foram o MTST, a ANATEL, a PM e as empresas de telecomunicações Tim, Claro, Oi e Vivo.
O Estado de S.Paulo. 16/jul/2014 (com adaptações)
Considerando o texto acima, julgue o item a seguir.
Essa matéria contém todos os requisitos para ser reproduzida em uma revista semanal de informações.
O Estado de S.Paulo. 16/jul/2014 (com adaptações)
Considerando o texto acima, julgue o item a seguir.
Para que a notícia fosse veiculada na televisão, seria conveniente a obtenção de imagens da manifestação.
Reportagem multimídia e jornalismo público ou cidadão são exemplos de formatos jornalísticos que surgiram com a Internet.
Aplicada inicialmente a processos de criação e desenvolvimento de repositório de dados, a curadoria digital pode ser utilizada pelo consumidor de notícias como uma ferramenta de personalização do conteúdo jornalístico na Web.
A reportagem assistida por computador (computer-assisted reporting) é uma técnica do jornalismo online que não é utilizada na produção de conteúdo para as demais mídias devido ao alto custo de sua adaptação.
Uma das inovações trazidas pela Internet é a possibilidade de organização da informação jornalística por meio de bancos de dados online.
O objetivo do regulamento é garantir o funcionamento dos diversos serviços de telecomunicação e de radiodifusão, além de estabelecer procedimentos de mitigação contra interferências prejudiciais, haja visto o definido pela Resolução n.º 625/2013.
Internet: (com adaptações)
Considerando a notícia acima, julgue o próximo item com respeito ao processo de edição de notícias para a Internet.
Hipertextualidade, multimidialidade e interatividade são características do jornalismo online e podem ser identificadas na notícia reproduzida acima.
O conceito de datajournalism — jornalismo de dados — diz respeito ao uso de informações e dados armazenados em redes sociais no processo de apuração jornalística.
Uma nota ao vivo é uma notícia lida pelo apresentador do telejornal sem que se faça uso de imagem ou de ilustração.
Uma das vantagens do jornalismo participativo, modalidade em que pessoas sem formação jornalística participam ativamente da produção de conteúdos noticiosos, é possibilitar aos jornais que o praticam maior conexão com seus públicos.
Embora a Internet tenha acabado com as limitações espaciais na publicação de notícias, os valores-notícia fundamentais do jornalismo se mantêm.
Uma das práticas emergentes do novo ecossistema midiático é o gatewatching, que trata da função jornalística de fiscalização dos poderes por meio das tecnologias digitais.
A Web 2.0 alterou as modalidades de circulação de conteúdos na Internet por meio de ferramentas de agregação e etiquetagem, como o RSS, o social bookmarking e as tags.
Os formatos e funções associados às redes sociais na Internet se multiplicaram nos últimos anos, mas, em geral, têm como traço comum o fato de permitirem aos usuários a criação de perfis e a interação com outros usuários da mesma rede.
A adaptação à lógica das TICs exige do profissional de comunicação, além do domínio das ferramentas técnicas, uma mudança cognitiva e de cultura profissional e organizacional.
O advento das redes sociais alterou as relações dos jornalistas com os públicos, mas teve um impacto reduzido nos processos de apuração e redação da notícia nas mídias tradicionais.
As TICs impactaram os sistemas midiáticos nacionais de modo a permitir a emergência de novos veículos e reverter o processo de concentração da propriedade das empresas de mídia.