Questões de Concurso Público ANATEL 2014 para Técnico Administrativo
Foram encontradas 20 questões
Os mapas e plantas encontrados nos arquivos da ANATEL pertencem ao gênero documental iconográfico, sendo classificados e avaliados de forma diferenciada e específica, conforme esse gênero documental.
A existência dos arquivos correntes na ANATEL pode ser constatada pela aplicação da tabela de temporalidade de documentos.
Os arquivos setoriais possuem a função de arquivos permanentes nas organizações públicas.
A organicidade do arquivo produz vínculos entre os vários documentos de uma mesma ação, processo de trabalho ou atividade.
O fundo arquivístico da ANATEL é constituído por um conjunto de documentos produzidos e recebidos por essa autarquia, sendo tal fundo utilizado para atender a demanda de atividades específicas e de suporte.
Os documentos produzidos e recebidos pela ANATEL em formato digital não possuem a autenticidade garantida e por isso não integram o arquivo da ANATEL.
O arquivamento de documentos é um ato físico, ao passo que a ordenação é a disposição intelectual dos documentos em uma unidade de classificação.
O desenvolvimento do programa de gestão de documentos na ANATEL passa pela implantação de três fases: a fase ativa, a fase de desenvolvimento e a fase de destinação.
As atividades de recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação são de responsabilidade do arquivo permanente.
Eliminação ou guarda definitiva são as duas possibilidades para a destinação de documentos de arquivo.
O registro dos documentos de arquivo recebidos no setor de protocolo precede sempre a tramitação desses documentos pelos setores de destino do órgão ou agência.
A classificação de documentos de arquivo é utilizada para se permitir a organização desses documentos e seu acesso rápido quando necessário. Na ausência de um código ou plano de classificação, pode-se utilizar o modelo padrão existente nas bibliotecas.
Os prazos de guarda existentes na tabela de temporalidade se aplicam a todos os suportes documentais.
A existência da tabela de temporalidade é justificada pela necessidade de preservação dos documentos de arquivo.
O princípio da pertinência é a base da configuração da tabela de temporalidade.
A aplicação da tabela de temporalidade gera, necessariamente, um plano de destinação.
Recomenda-se a digitalização dos conjuntos de documentos integrais, tais como fundos, coleções ou séries. No caso de itens isolados, a digitalização pode ser realizada dependendo da frequência de uso e do estado de conservação desses itens.
Os equipamentos utilizados para a captura digital de um documento arquivístico devem gerar um representante digital, independentemente da dimensão física e das cores do original.
A digitalização de documentos, de acordo com a legislação em vigor, permite a eliminação do original.
A digitalização de documentos de arquivo é dirigida ao acesso, à difusão e à preservação do acervo documental.