Questões de Concurso Público ANATEL 2014 para Técnico em Regulação - Telecomunicações
Foram encontradas 9 questões
A multiplexação por divisão no tempo (TDM — time division multiplexing) é empregada exclusivamente para sinais digitais, e apresenta como vantagem em relação à multiplexação por divisão na frequência (FDM — frequency division multiplexing) o fato de não necessitar de uma banda de guarda entre canais adjacentes.
A transmissão de TV analógica por radiodifusão emprega, para o sinal de vídeo, o esquema de modulação VSB (vestigial side band).
Em um sistema de comunicação móvel celular no qual se utiliza múltiplo acesso por divisão de código (CDMA — code division multiple access), a mesma frequência pode ser utilizada em células vizinhas, já que o CDMA elimina qualquer interferência entre elas.
Para uma mesma largura de banda de transmissão, em um sistema que emprega 16-QAM (quadrature amplitude modulation) como esquema de modulação, a taxa de transmissão de bits é oito vezes maior do que em um sistema que emprega BPSK (binary phase shift keying).
Considere um sinal analógico, cujo espectro M(f) é apresentado pela figura abaixo, modulado por um modulador USB (upper side band) em uma portadora de frequência fc.
Nesse caso, o sinal modulado resultante será representado pelo espectro X(f) mostrado na figura a seguir.
A figura abaixo ilustra o esquema de uma antena do tipo dipolo.
Considere que a figura abaixo corresponda à observação de um sinal modulado em um analisador de espectro com span de 10 MHz e que cada divisão na vertical corresponda a 5 dB. Nesse caso, a largura de banda de 10 dB será inferior a 5 MHz.
Em um sistema com múltiplo acesso por divisão na frequência (FDMA — frequency division multiple access), a interferência entre canais adjacentes pode ser reduzida pelo uso de amplificadores de potência com maior tensão de saturação para determinada potência de transmissão média.
Considerando-se que um sistema de comunicação utilize um satélite geoestacionário situado em órbita a 35.786 km de altitude e que a velocidade da luz seja de 3 × 108 m/s, é correto afirmar que a transmissão entre dois usuários localizados em terra sofrerá latência sempre superior a 200 m/s.