Questões de Concurso Público FUB 2014 para Biólogo
Foram encontradas 64 questões
A organela indicada pela letra D é essencial para o processo de digestão intracelular.
As proteínas que constituem o citoesqueleto e as que são secretadas pelas células eucarióticas são sintetizadas pelas estruturas representadas pela letra B, que estão livres no citosol.
As estruturas e organelas identificadas esquematicamente pelas letras A, B, C, D e E podem ser visualizadas por meio de microscópio óptico.
A organela indicada pela letra C apresenta DNA próprio; portanto, é independente da organela indicada pela letra A.
O DNA da estrutura indicada pela letra E está associado a proteínas que participam de sua compactação.
O glicogênio muscular é rapidamente metabolizado em lactato, este, por sua vez, só será metabolizado em glicose na presença de oxigênio.
Os monossacarídeos, sólidos cristalinos, incolores e solúveis em solventes apolares, apresentam fórmula estrutural (CH2O)n, em que n varia de 1 a 3.
A glicose pode ser produzida a partir do piruvato e da acetil-CoA na via da neoglicogênese ou no ciclo do ácido cítrico, respectivamente.
A fecundação inibe o ovócito II a prosseguir o proces meiose.
Durante a ovulogênese, a meiose é desigual, pois o citoplasma das células não é dividido igualmente entre as células-filhas. Nesse processo, o gameta formado apresenta grande quantidade de substâncias nutritivas.
O blastocisto é constituído por uma camada interna de células que origina o embrião propriamente dito e por uma dupla camada de células, denominada trofoblasto, que participa da formação da placenta.
Durante a gastrulação, a ectoderme origina o sistema cardiovascular, enquanto a mesoderme origina o sistema nervoso central e a epiderme.
Assim como acontece com a contração do músculo estriado esquelético, a contração do músculo cardíaco é induzida por neurotransmissores.
Tecidos avasculares apresentam crescimento ilimitado em espessura, o que dificulta sua renovação celular.
O meristema pode ser classificado como primário ou secundário, dependendo da sua localização no vegetal.
Assim como acontece com as células do meristema, as células parenquimáticas do vegetal adulto se dividem continuamente.
O SNA subdivide-se em dois subsistemas, o simpático e o parassimpático, que interagem na manutenção da homeostasia.
O funcionamento do sistema nervoso autônomo exerce influência, por meio do controle da musculatura lisa, no funcionamento dos sistemas digestório, respiratório e cardiovascular.
Apesar de inadequado, o termo “sistema nervoso autônomo” foi consagrado, entre outros fatores, por não depender de informações provenientes de vias aferentes nem do controle exercido pelo encéfalo.
O crescimento vegetal pode receber influência dos hormônios giberelina e auxina e pode ser, também, alterado por infecção viral.