Questões de Concurso Público FUB 2014 para Técnico em Arquivo
Foram encontradas 70 questões
Caracteriza o princípio arquivístico do respeito à ordem primitiva a conservação do arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que produziu os documentos.
Os arquivos da UnB são formados, também, pelos livros colecionados, utilizados por professores da universidade na elaboração de suas aulas.
Os documentos de arquivo servem de prova ou evidência das transações, rotinas e tarefas realizadas pela organização.
O conceito de pertinência territorial é aplicado quando o arquivo constitui o patrimônio arquivístico de duas ou mais unidades territoriais.
Inicialmente, os documentos de arquivo são mantidos e conservados pelas razões funcionais e administrativas que lhes deram origem.
O princípio da pertinência será aplicado nos casos em que houver necessidade de reclassificar os documentos de arquivo por assunto, sem que se considerem a proveniência e a classificação original de cada documento.
Constitui organicidade a disposição dos documentos de arquivo na sequência rigorosa das espécies documentais.
A legislação em vigor estabelece um limite para documentos produzidos em suporte papel.
Os documentos de arquivo considerados de valor permanente são imprescritíveis e inalienáveis, de acordo com a legislação arquivística.
A eliminação de documentos de arquivo de uma universidade federal deverá ser autorizada pelo Arquivo Nacional.
As ações de gestão de documentos de determinada universidade federal devem ser pautadas pelas orientações emanadas pelo Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos da administração pública federal.
De acordo com a legislação vigente, caso cessem definitivamente as atividades de uma universidade federal, os documentos a ela pertencentes deverão ser entregues ao Ministério da Educação ou ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
São deveres do poder público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivo, tais como instrumentos de apoio à cultura e ao desenvolvimento científico.
O programa de gestão de documentos é precedido pela existência de uma política de tratamento dos arquivos na instituição.
Fatores como o tipo de papel utilizado na produção de um documento de guarda permanente são definidos na fase de produção do programa de gestão de documentos.
A fase intermediária é prescindível na implementação do programa de gestão de documentos.
Os documentos de arquivo são eliminados na fase de utilização do programa de gestão de documentos.
Fase de produção é a etapa do programa de gestão de documentos em que o arquivista deve contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais à administração.
A tramitação de documentos pelos vários setores do órgão, bem como o registro da situação e a elaboração dos despachos em cada ponto de tramitação são responsabilidades dos servidores do protocolo.
As atividades de protocolo, expedição e arquivo corrente, embora sejam distintas, devem funcionar de forma integrada.