Questões de Concurso Público ICMBIO 2014 para Analista Administrativo
Foram encontradas 14 questões
O setor de compras poderá aprovar o cadastro de um fornecedor cuja capacidade técnica e financeira não tenha sido comprovada desde que, no contrato a ser firmado, seja prevista multa de 100% sobre o valor dos produtos entregues pelo referido fornecedor, cuja qualidade tenha sido considerada insatisfatória.
A abrangência, a flexibilidade e a praticidade constituem atributos para a classificação de materiais.
O estoque máximo (EM) é calculado pela expressão EM = NR + TU × LEC, em que NR é o nível de reposição, TU é a taxa de uso e LEC é o lote econômico de compra.
Na organização do setor de compras, devem ser considerados os seguintes itens básicos: a autoridade para a compra e o registro de compras, de preços e de fornecedores.
As seis principais fases do fluxo básico de compra em emergência de material são as seguintes: preparação do processo, planejamento da compra, seleção de fornecedores, concorrência, contratação e controle de entrega.
O recebimento de materiais deve ser dividido nas seguintes etapas: entrada de materiais, conferência quantitativa, conferência qualitativa e regularização.
O objetivo primordial do armazenamento de materiais consiste em utilizar, da forma mais eficiente possível, o espaço físico da área de armazenamento. Apesar de toda evolução tecnológica havida nos últimos tempos, a área de armazenamento não obteve qualquer benefício advindo dessa evolução.
Entre os símbolos convencionais relativos aos cuidados com os materiais, um deles indica a proibição de se usar gancho ou de se furar mercadoria.
Produto perecível deve ser armazenado seguindo a técnica LIFO, ou UEPS, para que seja observada a sua data de validade.
A diferença entre o preço do produto na origem e no local de consumo é fator que deve ser considerado na escolha da modalidade de transporte..
No Brasil, o transporte mais usado na distribuição física é o rodoviário, que é destinado a cargas maiores e com fator tempo de entrega imperioso.
Para efeito de transporte, os produtos são classificados como carga geral, a granel, líquida ou sólida, semiespecial, especial e perigosa.
Devido à dificuldade de se realizarem o inventário anual ou as verificações diárias, utiliza-se o inventário rotativo, que, apoiado por recursos de informática, é classificado em inventário automático, programado e a pedido.
O tombamento de bens é feito nos casos de compra, cessão, doação, permuta, transferência e produção interna. Além desses, há também a necessidade de tombamento nos casos de incorporação de bens.