Questões de Concurso Público Polícia Federal 2014 para Engenheiro Civil
Foram encontradas 58 questões
De acordo com a NBR 6118, em edifícios residenciais de até cinco pavimentos, deve-se utilizar concreto simples para a execução de blocos de coroamento sobre as estacas de tipo Franki.
Os projetos de instalação elétrica em baixa tensão devem prever, no mínimo, um quadro de distribuição de energia para iluminação em cada pavimento da edificação.
Na elaboração de projetos de instalação de água quente, as tubulações de cobre, quando suportadas por chapas de aço galvanizado, deverão ter isolamento apropriado a fim de se evitar a corrosão galvânica.
Na elaboração dos projetos executivos de uma obra, devem ser obedecidas as condições estabelecidas na Licença de Operação concedida por órgão ambiental na fase preliminar de planejamento do empreendimento.
Em projetos de concreto estrutural, deverão ser indicados explicitamente os materiais utilizados, com destaque para a resistência característica do concreto à compressão aos 28 dias (fck).
Sem que se deixe de atender a requisitos de projetos arquitetônicos, é possível realizar a instalação e a operação de elevadores de passageiros dispensando-se a construção de casas de máquinas.
Com o objetivo de que a tomada e a descarga do ar de condensação se efetuem livremente, os condicionadores self-contained com condensação a ar deverão ser instalados junto a paredes externas.
Nos projetos de ar-condicionado para edificações, deve-se priorizar o emprego de aparelhos de janelas de pequeno porte por terem como vantagens a grande capacidade de resfriamento e o baixo consumo de energia.
Desde que contemplados em projeto, a tubulação da rede telefônica poderá abrigar os serviços de comunicação interna da edificação, como interfones e antenas coletivas.
Para auxiliar na elaboração do projeto geotécnico de fundações, o projetista estrutural deverá elaborar uma tabela vetorial com as cargas em cada ponto de apoio, subdividindo-a em cargas permanentes e cargas acidentais.
Na entrada de escritórios, as portas corta-fogo para saída de emergência não podem ser instaladas de tal modo que a abertura das folhas se processe no sentido contrário ao da evasão, mesmo que esta se dê com um número inferior a 50 usuários durante a fuga.
Segundo normas da ABNT, as portas corta-fogo para saídas de emergência da classe PF-120 devem apresentar tempo de resistência mínima ao fogo de 2 horas, e devem ser, também, à prova de fumaça.
Nos projetos de instalação de dispositivos de prevenção a incêndio, as edificações destinadas a residências privativas unifamiliares estão dispensadas de conter sistema de proteção por hidrantes.
Nos projetos de instalações elétricas, é mais indicado o emprego do interruptor diferencial residual (DR) em vez do disjuntor termomagnético (DT) devido ao fato de aquele proteger com mais eficiência as pessoas contra choques elétricos.
Quando as tensões de projeto não são muito elevadas, pode-se empregar o mesmo tipo de barra de aço das estruturas de concreto armado para a execução da armadura ativa das estruturas de concreto protendido.
Na execução de fundações profundas, recomenda-se a utilização de estacas de madeira em terrenos que apresentem grande ocorrência de matacões.
De acordo com a NBR 8800, em projeto para execução de obras com estruturas de aço em edifícios, o dimensionamento da estrutura pode ser estimado utilizando-se simultaneamente os métodos dos estados limites e das tensões admissíveis.
Para execução de telhados com estrutura de madeira, empregam-se as ripas, sobre as quais se assentam as telhas, e os caibros, que se apoiam nas terças, as quais por sua vez são suportadas pelas tesouras.
O sistema de proteção de incêndio é abastecido pela reserva de água situada na parte inferior do reservatório inferior e cuja distribuição é realizada pela prumada de incêndio, a qual é identificada pela cor verde.
Nos sistemas prediais de água quente, a principal vantagem do emprego de tubos de PVC (policloreto de vinila) em relação aos tubos de cobre é que os tubos de PVC dispensam o uso de revestimento térmico externo para sua instalação.