Questões de Concurso Público TC-DF 2014 para Analista de Administração Pública - Biblioteconomia
Foram encontradas 60 questões
A criação dos tesauros e dos vocabulários controlados constitui um esforço adicional na racionalização (categorização) da produção de informação, tendo por finalidade a preservação do documento.
Existem padrões universalmente aceitos para a estruturação ou arquitetura de dados e informações nos registros documentais, entre eles incluem-se o padrão MARC e seus derivados, USMARC, UNIMARC, MARC 21, MARC Authoririty e OCLC
O método booleano também é afetado pela existência de termos polissêmicos, ambíguos ou imprecisos, assim como ocorre com os demais métodos de recuperação de dados fundamentados na coincidência entre termos procurados e termos na base.
O processo de busca da informação deve ocorrer a partir de um instrumento estruturado e ordenado de tal forma que possibilite verificar se o critério de busca do usuário encontra um ponto de acesso equivalente que lhe permita chegar à referência de algum documento e, a partir dela, ao próprio documento
Ranganathan, bibliotecário indiano, recomendou que houvesse uma extrapolação do termo livro para o termo documento ao afirmar que o serviço eficiente, rápido, preciso e exaustivo de fornecimento de microideias em nascimento aos especialistas, exigido pela pressão social de hoje, denomina-se serviço de documentação.
Os textos convencionais superam a sua linearidade e se tornam hipertextuais por meio de links explícitos e de links implícitos, a exemplo da websemântica. Nesse sentido, a representação semântica dos documentos pode ser feita durante o processo de autoria, e não apenas depois da publicação do documento.
De acordo com a segunda lei de Ranganathan, o desenvolvimento das bibliotecas não necessita ser planejado sistematicamente para ficar em consonância com as mudanças sociais e tecnológicas.
Na representação documentária, diversas ações são realizadas para que a representação textual sirva como suporte para a elaboração de resumos, índices e demais produtos informacionais.
Os processos de pesquisa possuem mecanismos divididos, classicamente, em diretórios ou catálogos, programas ou robôs de busca, sistemas híbridos e metabuscadores
Ontologias servem para definir categorias para os elementos que existem em um mesmo domínio, mas não define as regras de combinação entre seus termos e seus relacionamentos
Para viabilizar o processo de recuperação da informação, é necessário que as obras contenham resumos sobre os temas tratados. Esses resumos, por sua vez, devem ser organizados em tópicos e devem apresentar a indicação do tipo de documento que representa
Para se referenciar o capítulo de um livro, a entrada deve ser feita pelo nome do autor do capítulo com a indicação do nome da obra precedida de “In:”.
O sumário antecede a lista de siglas e abreviaturas.
No que se refere à indicação de responsabilidade com uso do AACR2 (Anglo-American Cataloging Rules, 2nd Edition), nome de responsável, nome de pessoa ou nome de entidade que integre o título principal da obra deverá ser repetido na indicação de responsabilidade
O objetivo prioritário das ISBDs (International Standard Bibliographic Description) é estabelecer orientações para uma catalogação descritiva mundialmente uniforme para facilitar a permuta internacional de registros bibliográficos.
O material adicional refere-se a um tipo de material publicado com uma obra para ser utilizado juntamente com ela. O material adicional pode ser catalogado separado, como qualquer obra avulsa.
O Formato MARC 21 agrega formatos destinados a dados bibliográficos, dados de autoridade, para holdings, para dados de classificação e para informações de comunidade.
As ciências da computação e a arquitetura de dados em bancos informacionais são determinantes para o desenvolvimento de uma nova concepção de descrição documental
O modelo FRBR é composto por nove entidades, divididas em três grupos. O primeiro grupo compreende esforços intelectuais ou artísticos descritos nos registros bibliográficos; o segundo grupo compreende as entidades responsáveis pelo conteúdo intelectual ou artístico contidas nas entidades do primeiro grupo; e o terceiro grupo compreende um conjunto adicional de entidades que servem como assuntos para os esforços intelectuais ou artísticos.
O acesso a dados por meio dos catálogos OPAC permite que os usuários recuperem informações mediante buscas cruzadas em diversos índices, como, por exemplo, autor, título, assunto e data.