Questões de Concurso Público TJ-SE 2014 para Analista Judiciário - Engenharia Elétrica
Foram encontradas 70 questões
Para que o circuito apresentado opere como um conversor CC-CC com alta frequência para a modulação PWM, é necessário que a carga, no caso o motor, tenha um comportamento de filtro passa-altas na relação entre velocidade de rotação e tensão de excitação de armadura.
Como em certos instantes algumas bases dos transistores da ponte devem ser excitadas enquanto outras bases devem permanecer sem excitação, de forma sincronizada, a operação lógica inversora é fundamental na implementação do circuito de excitação da ponte completa, caso seja implementado de forma discreta.
Se a carga, hipoteticamente, possuísse constante de tempo única de 1 μs, então uma frequência de 20 KHz poderia, adequadamente, ser adotada para a excitação PWM da ponte.
As excitações das bases dos transistores seguem certo sequenciamento digital ao longo do tempo. Uma possibilidade de chaveamento dos transistores seria tal que para o motor girar em certo sentido, os transistores Q1 e Q4 devem saturar, enquanto os transistores Q2 e Q3 devem permanecer cortados. Para inverter o sentido de rotação, Q2 e Q3 devem saturar, enquanto Q1 e Q4 devem permanecer cortados.
Os diodos são utilizados para proteger os transistores e a fonte VCC de altas tensões induzidas devido a cargas indutivas, uma vez que oferecem caminhos alternativos para correntes que irão liberar a energia armazenada no campo magnético da carga.