Questões de Concurso Público TJ-SE 2014 para Analista Judiciário - Engenharia Elétrica
Foram encontradas 70 questões
Para que o circuito apresentado opere como um conversor CC-CC com alta frequência para a modulação PWM, é necessário que a carga, no caso o motor, tenha um comportamento de filtro passa-altas na relação entre velocidade de rotação e tensão de excitação de armadura.
Como em certos instantes algumas bases dos transistores da ponte devem ser excitadas enquanto outras bases devem permanecer sem excitação, de forma sincronizada, a operação lógica inversora é fundamental na implementação do circuito de excitação da ponte completa, caso seja implementado de forma discreta.
Se a carga, hipoteticamente, possuísse constante de tempo única de 1 μs, então uma frequência de 20 KHz poderia, adequadamente, ser adotada para a excitação PWM da ponte.
As excitações das bases dos transistores seguem certo sequenciamento digital ao longo do tempo. Uma possibilidade de chaveamento dos transistores seria tal que para o motor girar em certo sentido, os transistores Q1 e Q4 devem saturar, enquanto os transistores Q2 e Q3 devem permanecer cortados. Para inverter o sentido de rotação, Q2 e Q3 devem saturar, enquanto Q1 e Q4 devem permanecer cortados.
Os diodos são utilizados para proteger os transistores e a fonte VCC de altas tensões induzidas devido a cargas indutivas, uma vez que oferecem caminhos alternativos para correntes que irão liberar a energia armazenada no campo magnético da carga.
A função de transferência desse circuito, que relaciona a tensão entre os terminais do indutor com a tensão de entrada, apresenta dois polos.
Se o capacitor, cuja capacitância vale C, for dado por um par de placas paralelas, tendo o ar como meio dielétrico, então a intensidade de campo elétrico entre as placas não dependerá da taxa temporal de variação de corrente no indutor.
Se a fonte de tensão for descrita no tempo por uma função degrau de amplitude positiva igual a U Volts, o módulo da corrente no indutor, em regime permanente, assumirá um valor igual a
Em uma análise em regime permanente senoidal, observa-se que as tensões fasoriais correspondentes a VL e a VR2 estão em fase.
A partir de uma análise em regime permanente senoidal, observa-se, qualitativamente, que a relação entre VL e V se comporta como um filtro passa-faixa.
Se a tensão Vs for um degrau de tensão de amplitude 10 V aplicado no instante T = 0 s e se as resistências valerem R1 = 5 kΩ e R2 = R3 = 10kΩ a corrente IL(T) será dada por IL (t) = 500 μ ( 1 - e-t/τ ) A, para t ≥ 0 s , em que τ é a constante de tempo do circuito.
Se o núcleo do indutor fosse de ar e se, em função de VS, a corrente IL fosse alternada de forma senoidal, então, ao se aproximar um ímã permanente do indutor, não surgiria entre eles nenhuma interação mecânica.
No circuito apresentado, o indutor possui núcleo de material ferromagnético. Assim, a força magnetomotriz excitará menor relutância magnética no circuito magnético associado, quando comparado ao mesmo indutor, mas com núcleo de ar.
O circuito equivalente de Norton, relativo à parte do circuito composta pela fonte de tensão VS e os resistores R e R2, à esquerda do ponto A, apresentará uma fonte de corrente independente equivalente de valor igual a
O indutor, devido ao campo magnético que nele surge, armazenará uma quantidade de energia que depende do valor instantâneo no tempo da corrente IL, sendo o valor dessa energia igual a 2LIL2,em Joules, no caso que a corrente seja dada em amperes e a indutância em henrys.
A constante de tempo do circuito é dada por
Pela convenção passiva de sinais, tem-se que V4 = I2R4.
Se o subcircuito formado pelos resistores R1, R2 e R3 e pela fonte de tensão independente V2 = 0 (em repouso) for substituído por um modelo quadripolo do tipo híbrido, a impedância de entrada será dada por R1 + R2 + R3.
Se o trecho de circuito à esquerda dos nós A e B — excluindo R4 — fosse substituído por uma associação em série de uma fonte de tensão independente de valor e uma resistência de valor a tensão V4 sobre R4 permaneceria inalterada.
Da análise do circuito conclui-se que V4 = R2I2 + V2 + R3I1 + R3I2.