Questões de Concurso Público TJ-SE 2014 para Analista Judiciário - Serviço Social
Foram encontradas 70 questões
O trabalho social com famílias deve embasar-se na concepção de família estruturada e compreendida como uma unidade doméstica cuja função primordial consista em assegurar as condições materiais para o desenvolvimento de seus integrantes.
A identificação institucional insere-se entre os elementos constitutivos do projeto de trabalho. Assim, as respostas aos questionamentos relacionados ao tipo de instituição, à finalidade e ao modo como se estabelecem as relações de poder fornecem ao assistente social a identificação mínima necessária para construir uma proposta exequível.
O projeto de trabalho materializa o compromisso assumido pelo profissional de serviço social junto à instituição e à população usuária desse serviço, assim como lhe confere substância política, contribuindo para consolidar uma identidade profissional capaz de responder pela tarefa de planejar, assessorar e propor intervenções na realidade social.
Para a superação da visão tradicional de planejamento, voltada para a previsão do futuro, é necessário que se busque viabilidade para criar o futuro, considerando-o uma ferramenta de ampliação do arco de possibilidades humanas.
O planejamento estratégico fixa-se em respostas no curto prazo e busca a eficiência com base na ênfase à técnica e aos instrumentos
No planejamento estratégico de uma organização, deve-se priorizar o estabelecimento de objetivos concretos e discutir, a cada cinco anos, as questões relacionadas ao futuro e ao desenvolvimento organizacional.
O projeto, instrumento técnico-administrativo, é a unidade mais operativa da execução, ou seja, dá consistência ao que foi desenhado no plano e concretude às intenções e objetivos.
O projeto, cuja condução compete exclusivamente aos administradores, representa a maior expressão do planejamento estratégico.
Diferentemente do projeto, o programa não é, a princípio, definido no tempo, tendo, de certa forma, caráter permanente, embora não deva ser considerado eterno.
Os indicadores de resultados, que compõem o plano de ação, constituindo o meio para gerenciá-lo e verificar se o resultado está sendo atingido, são fontes importantes para a avaliação.
Em relação à distinção das vantagens da utilização de avaliadores externos ou internos, reconhece-se que os primeiros logram maior credibilidade junto ao público externo e apoiam-se em julgamentos menos parciais.
O objetivo da avaliação de processo, ou de implementação, é esclarecer o grau de conformidade do programa em relação ao plano original, ao passo que o propósito da avaliação de impacto, ou de resultado, é verificar se os efeitos finais foram atingidos.
A avaliação multicêntrica corresponde a uma forma de avaliação realizada em diversos locais por meio de estudos experimentais, em larga escala, de grandes programas sociais.
A avaliação formal assemelha-se à informal no que se refere aos procedimentos utilizados para obtenção e análise de informações, julgamento de valor e tomada de decisão.
A qualidade das informações e a produção de impacto significativo junto ao público-alvo são reconhecidas como vantagens da realização de processos avaliativos em programas pontuais.
As demandas por consultorias especializadas em gestão de pessoas surgem, para as empresas, em um momento em que a ampliação das políticas de recursos humanos é caracterizada, principalmente, pela combinação de sistema de benefícios e serviços sociais, como, por exemplo, políticas de incentivo à produtividade do trabalho.
Entre as iniciativas das empresas capitalistas para o estabelecimento de novas formas de controle da força de trabalho, cita-se a adoção de critérios meritocráticos de julgamento no sistema de avaliação de desempenho.
Análises sobre as mudanças nos processos de produção e as exigências feitas ao serviço social nas empresas apontam para a urgente necessidade de estas abrirem mão da formação generalista e se apropriarem do conhecimento e habilidades específicas apoiadas em correntes teóricas de outras áreas de conhecimento para melhor responderem às novas requisições.
A submissão às normas é secundária no trabalho em equipe, de modo a impedir interferência na autonomia de seus integrantes.
O desenvolvimento do trabalho em equipe na perspectiva interdisciplinar isenta os diferentes profissionais de exporem suas análises particulares, a partir da compreensão de que, frente a objetos comuns, ocorre unificação das identidades.