Questões de Concurso Público TJ-SE 2014 para Analista Judiciário - Webdesigner
Foram encontradas 66 questões
O infográfico de primeira geração permite ao internauta um grau mínimo de interatividade com a infografia, e seu emprego aumenta efetivamente a qualidade da informação que se quer transmitir.
Um infográfico corresponde à representação de informação por meio da conjunção de imagem e texto acessíveis em determinado suporte de comunicação, podendo apresentar-se nas formas de gráficos estatísticos, mapas e diagramas.
Os infográficos surgiram em decorrência da reforma gráfica de jornais online americanos, que, devido a sua forte influência no meio, introduziram infográficos jornalísticos nos cibermeios.
A infografia em meio digital mantém as características fundamentais da infografia impressa, diferenciando-se desta no que se refere à função interativa.
Uma maneira de preservar a originalidade da fonte a ser utilizada em um sítio é salvar os títulos e subtítulos como imagem, utilizando-se a tipologia de forma gráfica em GIF.
Os tipos modernos caracterizam-se pelo desenho do tipo uniforme e pela ausência de serifas.
Perpetua é uma fonte tradicional, com serifas inspiradas por modelos clássicos, que foi desenhada por Eric Gill, o realizador do design da Gill Sans.
O arejamento da marca refere-se ao espaço que deve ser resguardado ao redor da marca, livre de interferência de outros elementos gráficos, para se preservar sua integridade e legibilidade.
A marca pode ser apresentada em duas versões: uma vertical e outra horizontal, sendo uma das versões normalmente indicada como de uso preferencial e a outra indicada como de uso secundário, para situações em que haja dificuldade de utilização da versão preferencial.
A especificação das cores na escala Pantone, CMYK e RGB garante a fidelidade de apresentação das cores em todos os meios de reprodução da marca, não sendo necessária a conversão por aproximação.
A versão monocromática da marca deve constituir-se unicamente de preto 100%, e seu uso é indicado caso haja limitações quanto ao número de cores disponíveis em determinado processo de impressão.
A proporção áurea é a relação entre altura e largura que, ao ser aplicada a um retângulo áureo, gera uma espécie de grade composicional que contribui para o posicionamento assimétrico dos itens no leiaute.
As margens são espaços negativos entre o limite do formato e o conteúdo. Elas cercam e definem a área viva na qual ficarão os tipos e as imagens.
Um dos princípios básicos da diagramação consiste no uso de contrastes, efeito que pode ser obtido pela variação do estilo e do peso de uma fonte, da dimensão das imagens e do contraste cromático.
Grid (diagrama) é a relação planejada entre as divisões horizontais e verticais de uma diagramação, com base, obrigatoriamente, nas regras relativas à divisão de espaço, entre as quais se incluem o quadrado, o duplo quadrado e a divisão áurea.
As três cores-luz primárias projetadas em igual intensidade resultam na subtração máxima de luminosidade, assim como a soma das três cores-pigmento primárias, em iguais porções, produz a adição máxima de luminosidade.
No diagrama cromático idealizado pela CIE (Commission Internacionale de L’Eclairage), as cores ocupam a mesma posição, sejam elas luzes ou pigmentos.
A queda de luminosidade e de cromaticidade ocorre em decorrência da presença de impurezas na obtenção de pigmentos. Para minimizar esse problema, a indústria gráfica utiliza uma quarta cor de impressão, o preto, o que atribui melhora ao contraste das imagens.
As imagens bitmaps são formadas por pixels, sendo a cor de cada pixel registrada pelo computador mediante o uso de bits. A cor de 24 bits fornece apenas 256 tons e denomina-se de cor verdadeira, dado dispor de quantidade suficiente de cores para se aproximar de todas as cores que o olho humano pode distinguir.
O formato eps, o mais utilizado para a transferência entre aplicativos de trabalhos em linguagem Postscript, caracteriza-se por trabalhar bem gráficos vetoriais e imagens mapeadas por bits.