Questões de Concurso Público DEPEN 2015 para Farmácia
Foram encontradas 39 questões
A anfotericina B, utilizada no tratamento da leishmaniose tegumentar americana, apresenta como mecanismo de ação a sua ligação aos ésteres presentes na membrana plasmática da leishmânia.
A primeira passagem hepática é a principal causa da reduzida biodisponibilidade dos fármacos administrados por via sublingual.
Os comprimidos capazes de modular a liberação do princípio ativo são classificados como comprimidos de liberação modificada.
A biodistribuição do propranolol diminuirá se esse medicamento for administrado ao paciente de modo concomitante com um antiácido que contenha alumínio em sua formulação.
A dose do propranolol, administrado em comprimidos gastrorresistentes, pode ser ajustada pela partição desses comprimidos, sem que isso comprometa seu desempenho farmacocinético.
O propranolol é um agente bloqueador alfa-adrenérgico que produz diminuição da frequência e do débito cardíacos.
Se, administrado por via inalatória, o corticoide não chegar aos pulmões, ele será absorvido pelo trato gastrointestinal, podendo ser inativado pelo efeito da primeira passagem hepática.
Os corticosteroides atuam nos receptores beta-adrenérgicos, relaxando a musculatura lisa dos brônquios.
Os benzodiazepínicos são fármacos importantes no tratamento de doenças neurodegenerativas e atuam modulando a sinalização dos receptores GABA.
A neurotransmissão no sistema nervoso central é realizada por aminoácidos neuroativos, como o GABA e o glutamato, os quais desempenham efeitos excitatórios e inibitórios, respectivamente.
O uso regular de ibuprofeno durante a gestação pode ocasionar o fechamento prematuro do ducto arterial fetal.
O metabólito tóxico do paracetamol, N-acetil-p-benzoquinoneimina (NAPQI), é destoxificado via conjugação com sulfato.
A morfina, quando administrada concomitantemente com o hipoglicemiante oral metformina, pode provocar acidose láctica, por interação cinética, devido ao aumento da concentração plasmática de metformina.
Em pacientes com intoxicações agudas por carbamatos, a reversão de sintomas colinérgicos nicotínicos pode ser feita por meio da administração de atropina.
Os receptores colinérgicos muscarínicos regulam os efeitos do neurotransmissor acetilcolina na região das sinapses pós-ganglionares parassimpáticas.
As manifestações clínicas decorrentes da intoxicação por carbamatos incluem sintomas característicos de um quadro muscarínico, como, por exemplo, miose, sudorese, diarreia, sialorreia, lacrimejamento, náuseas, vômito, cólicas e bradicardia.
Os carbamatos são agonistas diretos dos receptores colinérgicos.
A vitamina C (ácido ascórbico) é absorvida pelo organismo por um mecanismo ativo de transporte saturável.
A vitamina E é um nutriente essencial cuja absorção é favorecida em indivíduos que se encontram em jejum.
A vitamina B12 (hidroxicobalamina) está envolvida na biossíntese de folato, sendo indispensável para a síntese de purinas e pirimidinas.