Questões de Concurso Público FUB 2015 para Enfermeiro do trabalho
Foram encontradas 20 questões
O teste de Bowie e Dick, indicador químico de classe 2, é utilizado para testar a eficácia do sistema de vácuo da autoclave, devendo ser realizado diariamente, com a autoclave pré-aquecida, antes do primeiro ciclo do dia
A espécie bacteriana utilizada como indicador biológico no método de vapor saturado sob pressão e plasma de peróxido de hidrogênio é o Bacillus stearothermophillus ; a espécie utilizada no método de calor seco e óxido de etileno é o Bacillus subtillis .
A esterilização por óxido de etileno é o processo físico-químico em que é utilizado o gás óxido de etileno em autoclaves a uma temperatura entre 50 °C a 60 °C para a esterilização de artigos críticos termorresistentes.
Normalmente, a infusão dos concentrados de plaquetas e plasma é realizada em curto período de tempo, de trinta a sessenta minutos.
A administração de medicamentos por via intramuscular é um procedimento frequente, sendo a área ventroglútea recomendada como local de primeira escolha, por ser mais segura que a região glútea e por evitar punção acidental de vasos sanguíneos e nervos.
A utilização de seringas com calibre inferior a 5 ml é uma forma de se prevenir a fratura de cateter totalmente implantado devido a extravasamento de soluções.
De acordo com o método START, vítimas com traumas torácicos, abdominais e lesões de coluna são classificadas pela cor vermelha, tendo prioridade imediata de atendimento.
Em caso de acidente com vítima, após a aplicação de medidas de estabilização, a vítima atendida deve ser transferida para o hospital mais próximo.
Ao chegarem ao local de um acidente com múltiplas vítimas, os primeiros socorristas devem iniciar imediatamente a triagem das vítimas para atendê-las, conforme a classificação definida.
Caso, em incidentes com múltiplas vítimas, o número de pacientes e a gravidade das lesões excedam a capacidade de atendimento, deve-se atender prioritariamente àqueles pacientes que apresentarem risco imediato de vida.
A vítima, em situação de emergência, deve passar por avaliação primária, que consiste na realização das seguintes ações: verificar a permeabilidade das vias aéreas com controle da coluna cervical, avaliar a respiração e ventilação, controlar as hemorragias, verificar o estado neurológico, e controlar o ambiente de maneira a prevenir a hipotermia.
O profissional enfermeiro pode se recusar a exercer atividades profissionais caso não tenha materiais ou equipamentos de proteção individual e coletiva previstos por lei.
O profissional enfermeiro pode se recusar a prestar assistência de enfermagem mesmo que a situação se caracterize como sendo de urgência ou de emergência.
É permitido ao corpo diretivo da instituição em que atua o profissional de enfermagem negar participação deste profissional na formulação das políticas da instituição em que trabalha caso ele não tenha experiência suficiente.
É direito do profissional enfermeiro ter acesso às informações, relacionadas à pessoa, à família e à coletividade, necessárias para o exercício profissional.
A digitalização de documentos pode ser considerada como um prontuário eletrônico, uma vez que permite a busca digital por informações e possibilita a estruturação e abordagem estatística dessas informações.
Comparado ao prontuário em papel, o prontuário eletrônico tem como benefícios a possibilidade de acesso simultâneo às informações do paciente em locais distintos, a garantia de legibilidade e a integração com outros sistemas de informação.
Entre os temas prioritários da PNPS, encontra-se a promoção da saúde do trabalhador em processos que resultem de um esforço conjunto de empregadores, empregados, governo e sociedade em prol da melhor organização do trabalho e de seu ambiente, o que contribui para a redução da morbimortalidade decorrente do trabalho.
Entre os objetivos específicos da PNPS, encontra-se o de valorizar os saberes populares e tradicionais e as práticas integrativas e complementares.
Entre as diretrizes da PNPS, está a incorporação das intervenções de promoção da saúde no modelo de atenção à saúde, especialmente no cotidiano dos serviços de atenção básica em saúde.