Questões de Concurso Público FUB 2015 para Engenheiro elétrico
Foram encontradas 47 questões
A resistência de Thévenin do circuito elétrico linear é igual a 1 kΩ.
Se um resistor de resistência 8 kΩ for conectado ao circuito, a corrente que fluirá por ele será superior a 1,5 mA.
A constante de tempo do circuito é igual a 5 segundos.
O gráfico abaixo ilustra de forma correta o comportamento da corrente i(t) do circuito.
Considere uma espira circular de 1 m de raio, percorrida por uma corrente de 6 A, conforme ilustra a figura a seguir. Nessa situação, o campo magnético, em Wb/m2, no eixo de simetria z,a uma distância de √2m acima do plano da espira é numericamente igual à permeabilidade magnética do meio.
Considere a figura a seguir, em que o plano xy representa uma fronteira livre de cargas que separa dois meios dielétricos: o meio z > 0 tem constante dielétrica 2,5; e o meio z < 0 tem constante dielétrica 5. Nessa situação, se as componentes espaciais do campo elétrico E2 são dadas por E2 = (3, 4, 2) V/m, no sistema de coordenadas retangulares, então α1 < 60º < α2.
Tendo como referência um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xyz, considere a seguinte situação: Um fio condutor reto, paralelo ao eixo Ox, é percorrido por uma corrente de 4 A na direção x, sentido positivo. O fio tem massa por unidade de comprimento igual a 0,2 kg/m e está imerso em um campo magnético uniforme, direcionado para y, no sentido positivo. Nessa situação, considerando que a aceleração da gravidade seja igual a 10 m/s2 , para que o fio seja deslocado na direção Z, no sentido positivo, o módulo do campo magnético deverá ser, necessariamente, superior a 0,6 T.
Considerando essas informações, julgue o item subsecutivo.
Os índices de refração dos dois meios são iguais.
Considerando essas informações, julgue o item subsecutivo.
A impedância intrínseca do meio I é superior à do meio II.
Materiais com predominância da polarização molecular respondem melhor a campos elétricos em altas frequências quando comparados a materiais cujo principal mecanismo de polarização é o eletrônico.
A diferença de potencial que pode ser aplicada aos terminais de um capacitor é limitada pela rigidez dielétrica do isolante usado nesse capacitor.
As moléculas dos materiais dielétricos polares tendem a se alinhar na presença de um campo elétrico. O alinhamento será maior à medida que a intensidade do campo aumenta ou a temperatura diminui.
Os materiais diamagnéticos possuem dipolo magnético permanente. Na presença de um campo magnético externo, os dipolos orientam-se no mesmo sentido do campo; removendo-se o campo, o material pode se tornar um ímã permanente.
Os materiais ferromagnéticos, como o níquel na forma elementar, possuem regiões volumétricas microscópicas cujos momentos de dipolo magnético têm alinhamento na mesma direção e sentido.
Nos materiais condutores, a banda de valência é totalmente preenchida; nos materiais isolantes, a banda de valência é preenchida apenas parcialmente.
Nas instalações elétricas, ao se utilizar condutores de alumínio e de cobre, é necessário um cuidado especial na junção entre esses metais para se evitar a corrosão galvânica em presença de umidade.
O efeito Seebeck consiste no aparecimento de uma diferença de potencial nos terminais de um condutor, devido ao gradiente térmico entre as extremidades.
Solenoide e relé, dispositivos produtores de força, são classificados como equipamentos de conversão contínua de energia.