Questões de Concurso Público FUB 2015 para Operador de Câmera de Cinema e TV
Foram encontradas 68 questões
Timecode é o número composto por oito dígitos que serve para identificar um determinado material gravado. Esse código é importante para decupar o material gravado, pois permite a seleção precisa do trecho que vai ser usado na edição.
As lentes grandes-angulares possuem maior profundidade de campo do que as teleobjetivas. As lentes zoom possuem distância focal variável.
As imagens captadas em vídeo e cinema são, na realidade, estáticas. A ilusão de movimento é produzida pela projeção sequencial de imagens. Para produzir essa ilusão de movimento, a velocidade padrão de gravação e projeção utilizada em vídeo é de 24 quadros por segundo, e em película cinematográfica é de 30 quadros por segundo.
Em câmeras fotográficas, de cinema e de vídeo, o obturador é o dispositivo que controla o tempo de passagem da luz até o material sensível (filme ou sensor eletrônico).
Para ajustar o foco manual da imagem em qualquer câmera de vídeo, basta que o operador enquadre a imagem tal como será gravada e gire lentamente o anel de foco até encontrar a melhor nitidez possível.
No trabalho telejornalístico, pode ser necessário zelar pela confidencialidade das imagens. Para tal, podem ser utilizados diversos formatos de codec disponíveis — como H.264, AVCHD e OGG — que criptografam (codificam) as imagens.
As câmeras de vídeo digital captam imagens compostas por pixels e esse material somente pode ser armazenado em cartões de memória.
A resolução da imagem digital é resultado do número de pixels presentes em um dado número de linhas horizontais e verticais da imagem. As imagens na resolução full HD têm 1920 × 1920 linhas.
A técnica de iluminação mais comumente utilizada em gravações de entrevistas para a televisão é a técnica de quatro pontos, que utiliza luz principal sobre o entrevistado, contraluz, luz de fundo e luz de preenchimento.
Em uma gravação usando o recurso do chroma-key, é necessário fazer o balanço do branco focalizando o fundo azul ou verde que estiver sendo usado como cenário.
Caso a UnBTV precise gravar um seminário em uma sala de aula com luz natural e lâmpadas fluorescentes, uma forma de iluminar o ambiente é corrigir a temperatura de cor para 5.500 ºK e apagar as fontes de luz fluorescente.
Ao filmar em uma praia ensolarada, é preciso usar a função white balance da câmera antes de começar a gravar e repetir o procedimento sempre que houver mudança significativa na luz. Já em um dia nublado, o balanço de branco deve ser feito uma vez, ao término das gravações.
As lentes do tipo Fresnel são muito utilizadas nos estúdios de televisão, pois permitem ajustar mais precisamente o foco da luz.
Os spots do tipo sun-gun são largamente utilizados para entrevistar pessoas em eventos e situações fora do estúdio. Apesar da sua luz dura e difícil de corrigir, têm a vantagem de serem portáteis e facilmente acoplados à própria câmera ou a um suporte atrás do operador.
Nas gravações em estúdio, pode ser necessário suavizar a iluminação para não criar sombras muito marcadas no cenário. Nessa situação, o papel vegetal é largamente utilizado como difusor da luz emitida pelos refletores.
Embora existam diversas tonalidades de filtros CTO e CTB, para correção de luzes frias e quentes, há apenas uma tonalidade de filtro de densidade neutra (neutral density – ND). O filtro ND, de cor cinza, serve para diminuir a intensidade da luz.
No processo de produção, filmagem ou gravação, o assistente de produção, o diretor de fotografia, o operador de câmera, o operador de cabo e o sonoplasta são profissionais que dividem as responsabilidades e as atividades da produção, devendo a rotina de trabalho desses profissionais constar do roteiro.
O storyboard — que não pode complementar o roteiro — diz respeito à representação das cenas a serem gravadas, de maneira figurativa, como um desenho, em que devem estar dispostos os enquadramentos da câmera e a posição dos personagens, além dos detalhes da sequência de cenas.
Na etapa da montagem, por meio do trabalho de edição, do tratamento e das correções na imagem, da decupagem das cenas, da finalização e, até mesmo, da aplicação de efeitos visuais ou sonoros, é possível que a mensagem original seja deturpada no produto final.
O produtor cuida de todas as etapas de um projeto, desde a gravação até a pós-produção, e deve apresentar facilidade para resolver problemas, lidar com grande número de atribuições e intermediar as etapas da produção.