Questões de Concurso Público FUB 2015 para Taxidermista
Foram encontradas 67 questões
Na galinha, o estômago possui duas partes distintas, separadas por uma pequena constrição: um pequeno estômago glandular — pró-ventrículo — e um grande estômago muscular — ventrículo.
Nas aves, o pigostilo, região em que estão inseridos diversos músculos, também serve para inserção de penas da cauda, além de dar suporte para a glândula uropigiana.
Os lábios e os dentes estão ausentes nas aves, mas ambos são funcionalmente substituídos pela ranfoteca.
O antebraço das aves é constituído pelos ossos rádio e ulna, sendo o rádio consideravelmente maior que a ulna.
Assim como nos mamíferos, a traqueia das aves é constituída por anéis cartilaginosos, formando um círculo incompleto, devido à presença do músculo traqueal.
O útero representa a última porção do oviduto das aves e é responsável por manter o ovo durante a formação da casca.
A bolsa cloacal — de Fabrícius — é um órgão exclusivo das aves, localizado na face dorsal da cloaca, com a qual está ligada.
Na circulação pulmonar, as veias cavas conduzem sangue do corpo para o átrio direito do coração; em seguida, o sangue passa para o ventrículo direito, até ser carreado para os pulmões pelo tronco pulmonar, onde é arteriolizado e então conduzido ao átrio esquerdo do coração pelas veias pulmonares.
A coluna vertebral consiste de uma cadeia óssea impar, formada por ossos irregulares, que se estendem do crânio até a extremidade distal da cauda.
A cavidade abdominal, segunda maior cavidade do corpo, é separada da cavidade torácica pelo músculo diafragma, o qual se liga diretamente à cavidade pélvica.
Os bovinos adultos apresentam seis dentes incisivos superiores e seis dentes incisivos inferiores, nenhum canino superior e apenas dois caninos inferiores.
Os ruminantes possuem um estômago que ocupa quase três quartos da cavidade abdominal, formado por quatro compartimentos: rúmen, retículo, omaso e abomaso.
O rim direito dos equinos é semelhante em contorno a um triângulo com ângulos arredondados, enquanto o rim esquerdo tem formato de feijão.
Os répteis crocodilianos apresentam apenas o pulmão direito funcional — o esquerdo é reduzido ou inexistente —, localizado na porção cranial da cavidade celomática, juntamente com o fígado e o coração.
Os anfíbios apresentam pele desprovida de escamas, mas altamente vascularizada e com glândulas mucosas distribuídas por toda a superfície do corpo, servindo para a secreção de muco que mantém a pele úmida e permeável ao oxigênio.
Nos anfíbios, os órgãos respiratórios são os pulmões, a pele e a mucosa da cavidade bucal.
Nos répteis, a cloaca é uma bolsa com abertura para o meio exterior na qual se abrem orifícios dos sistemas digestório, urinário e genital.
Os quelônios, semelhantemente às aves, apresentam a cintura ou cíngulo peitoral — escapular — formada pelos ossos escápula, clavícula e coracóide.
Nas serpentes, os testículos são alongados e intra-abdominais, situados entre a tríade pancreática — vesícula biliar, baço e pâncreas — e os rins.
O coração dos anfíbios apresenta três câmaras, sendo um átrio e dois ventrículos; esses últimos são separados completamente por um septo interventricular.