Questões de Concurso Público FUB 2015 para Técnico de Tecnologia da Informação
Foram encontradas 15 questões
Em um sistema de arquivos do Linux, a manipulação de arquivos (por exemplo, com funções de criação, remoção, leitura e gravação) efetuada por um processo de usuário (um aplicativo em execução, por exemplo) desenvolvido na plataforma Linux é intermediada com o uso da área de armazenamento de memória virtual do sistema (Swap)
A quantidade de memória virtual ocupada pelos processos de usuário e do núcleo do sistema operacional (Kernel) é sempre maior que a memória física disponível, devido à presença da memória virtual (Swap).
Embora não seja acessível diretamente ao usuário, a área de swap de um sistema Linux utiliza os mesmos tipos de sistema de arquivos de uso pelos usuários, como o ext3, para que haja suporte à característica de journaling.
Funções de tratamento de memória, como mmap(), read() e malloc(), acessam de forma direta ou indireta as tabelas de paginação da memória virtual em sistemas Linux e são tipicamente codificadas ou programadas pelos próprios programadores de processos de usuário para esses sistemas Linux.
Durante a execução de um processo computacional na plataforma Linux ou Windows, é possível identificar a presença de várias áreas de memória distintas, entre elas: área de pilha (Stack), área de alocação dinâmica de memória (Heap), área de dados estáticos (Data) e área de código (Code).
Para que um computador possa executar simultaneamente aplicativos nos sistemas operacionais Linux e Windows, são necessários arranjos especiais para o particionamento físico de discos rígidos, inclusive de dual boot.
A tecnologia Active Directory facilita a administração centralizada de um conjunto de computadores na plataforma Linux, oferecendo o suporte a operações como login unificado no acesso a qualquer computador da rede, além de instalações remotas de software.
Durante a criação de uma máquina virtual na plataforma Linux ou Windows, são parâmetros típicos que podem ser ajustados pelo implementador: quantidade de processadores, tamanho da memória RAM e a ordem de boot. No entanto, não é possível ajustar informações sobre os dispositivos de E/S, tais como controladoras e dispositivos de armazenamento, adaptadores de rede, portas seriais e USB.
Se o package de nome moodle estiver disponível no repositório de packages da distribuição de Linux em uso, então a execução bem-sucedida do comando sudo apt-get install moodle tentará baixar, instalar e configurar esse pacote de software, porém não será bem-sucedida caso não estejam previamente instalados os pacotes de software dos quais o package moodle depende para seu funcionamento.
Quando executados corretamente no sistema operacional Windows, os comandos echo "teste" e dir \ /s apresentam, respectivamente, a mensagem teste, no console de comandos; e uma listagem recursiva dos nomes, datas e horários de última alteração, tipos e tamanhos de todos os arquivos, inclusive diretórios, montados a partir do diretório raiz do sistema de arquivos.
Quando executados corretamente no sistema operacional Windows, o comando diskpart permite a administração do particionamento de discos do sistema; e o comando findstr "teste" *.log | more busca ocorrências da cadeia de caracteres teste dentro de arquivos com a terminação log e apresenta os resultados de forma paginada, no console de comandos.
A execução bem-sucedida do comando sudo adduser teste permite que um usuário que não seja o root (administrador) de um sistema Linux possa adicionar ao computador corrente um novo usuário cujo login é teste, informando, entre outros atributos, o nome completo e a senha de autenticação desse novo usuário.
A execução bem-sucedida do comando sudo chmod ugo+rwx /etc/sudoers fará que se alterem, de forma adequada, as permissões do arquivo de políticas de segurança do módulo sudoers.
As licenças de software para a plataforma Linux podem não ser licenças de software livre, ao passo que algumas licenças de software para a plataforma Windows são licenças de software livre.
Um usuário com perfil móvel de rede Windows, ao acessar uma máquina diferente da sua, terá seu perfil baixado na nova máquina.